Alta temporada de viagens: qual é a melhor época para viajar?

Alta temporada de viagens: qual é a melhor época para viajar?

Quem faz muitas viagens por ano sabe: o período de alta temporada é complicado, pois os preços ficam incrivelmente mais altos do que o normal. Imagine solicitar uma hospedagem – em cima da hora – em Monte Verde (MG) ou Campos do Jordão (SP) no inverno, por exemplo. Tem que se preparar para desembolsar uma boa grana.

Gramado, RS: veja 5 dicas para visitar a Serra Gaúcha
Fernando de Noronha: 5 dicas para conhecer o paraíso brasileiro!
Primeira viagem de avião: entenda 4 pontos essenciais

Nesse sentido, algumas dúvidas sobre o assunto são muito comuns, e é por isso que elaboramos esse post. Então, confira e anote as dicas para viajar no momento certo!

#1 – O que realmente é a alta temporada?

Quando ouvimos falar sobre alta temporada em determinado destino, isso implica dizer que é o período onde há maior concentração de turistas, quando comparado aos outros meses do ano. Consequentemente, é o momento no qual as passagens, hospedagens e até mesmo os estabelecimentos comerciais estão com os preços elevados.

Geralmente, o período mais comum é o de férias coletivas e escolares. Já marcou aquele passeio em família em um parque aquático e quase não achou lugar para estacionar, ou enfrentou filas gigantescas? É o pico da alta temporada.

Esse termo é aplicável para viagens nacionais e internacionais.

#2 – Período de alta temporada no Brasil

Aqui no Brasil, o período de alta temporada está concentrado nos meses de janeiro, julho e dezembro.

Além disso, os feriados prolongados nas outras épocas do ano também costumam lotar de turistas. Afinal, todo mundo quer “descansar” um pouco.

Mas, se ainda assim você optar por essa época do ano para viajar em família, o segredo para minimizar a “confusão” é a antecedência no planejamento.

Por outro lado, há grandes chances de você fugir desse fluxo intenso de turistas e altos preços, se considerar viajar nos outros períodos – não citados acima.

Tudo também vai depender do seu destino: se prefere o inverno, cidades como Domingos Martins (ES) e Gonçalves (MG), por exemplo, estarão com altos preços. Se prefere verão, destinos como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e afins que estarão mais caros.

#3 – Opções mais “tranquilas” para viajar

Alta temporada de viagens - Chapada dos Veadeiros - Goiás
Chapada dos Veadeiros – Goiás

Até agora, citamos algumas cidades que são muito populares no Brasil. Contudo, o país conta com uma lista gigantesca de maravilhas e, algumas delas, consideravelmente escondidas, onde poucos turistas vão.

É o exemplo da Chapada dos Veadeiros – localizada em Goiás. Para quem é fã do contato direto da natureza e apreciador(a) de belíssimas paisagens e cachoeiras, podemos afirmar que é o lugar ideal. Ademais, deixaremos abaixo uma breve lista de lugares que valem super a pena visitar:

Caraíva, Bahia;

Alta temporada de viagens - Caraíva, Bahia

– Galinhos, Rio Grande do Norte;

Galinhos, Rio Grande do Norte

– Japaratinga, Alagoas;

Japaratinga, Alagoas

– Presidente Epitácio, São Paulo;

Presidente Epitácio, São Paulo

– Paranapiacaba, São Paulo;

Paranapiacaba, São Paulo

E aí, ficou mais clara a questão da alta temporada de viagens? Para continuar recebendo mais informações e dicas, é só acompanhar o blog da Quick.

Por fim, já sabe: cancelamentos ou atrasos de voos atrapalharam a sua viagem? Envie o seu caso agora mesmo!

Postado em: junho 15, 2020

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Comentários:
WhatsApp chat