Início » Dicas de Viagem » OS 6 CARNAVAIS IMPERDÍVEIS NA AMÉRICA LATINA

OS 6 CARNAVAIS IMPERDÍVEIS NA AMÉRICA LATINA

Como todos sabemos, uma coisa que caracteriza aos Latinos é ter a alegria e a festa no sangue. Por isso, os meses de Janeiro, fevereiro e Março se enchem de cor, felicidade e beleza graças aos carnavais celebrados na maioria de os países latino-americanos onde podemos apreciar exóticos vestidos emplumados, carroças alegóricas, comparsas gigantes, concursos, fantasias e danças tradicionais da cada região, que podemos aproveitar pelas ruas em seus desfiles e espetáculos.

Ainda que a maioria é caracterizado por isto, cada país lhe agrega parte da sua cultura e tradições, e suas temáticas mudam ano após ano, de modo que não se viverá um carnaval igual duas vezes. A seguir apresentamos a vocês uma lista que temos elaborado com os carnavais latinos mais simbólicos e o que se pode encontrar em cada um deles, para assim eleger seu próximo destino:

 

O MAIOR DOS CARNAVAIS: O CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

Também conhecido como “O maior espetáculo da terra”, celebrado no mês de fevereiro ou março, no Rio de Janeiro, Brasil. É considerado o carnaval mais importante do mundo por isso não surpreende que ocupe o primeiro lugar na lista. Seu desfile no chamado “Sambódromo” é o coração da festa, com a participação das melhores escolas de samba do país. Oferecem-se shows e eventos de rua gratuitos durante toda a semana nas ruas da cidade podendo aproveitar assim cada momento.

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO

 

CARNAVAL MAIS ALEGRE DO MUNDO

Tem lugar em Veracruz no México do dia 27 de Fevereiro ao 05 de Março. Considerado o segundo maior e alegre dos carnavais do mundo. Inicia com a queima do ”Mau humor” o qual é representado pela figura mais odiada do momento, seguido de jogos pirotécnicos, desfiles e danças. Finaliza com o enterro de Juan Carnaval onde se lê seu “testamento” com sarcasmo e ironia.

CARNAVAL MAIS ALEGRE DO MUNDO

 

CARNAVAL DE NEGROS E BRANCOS

Localizado o Pasto Colômbia, levado a cabo do 2 ao 7 de Janeiro. Tem sido declarado patrimônio cultural  da humanidade segundo a UNESCO já que as figuras gigantes e vestuários usados durante a celebração são elaborados por artesãs da região. Entre os eventos mais importantes deste carnaval podemos encontrar “O carnavalito” um festejo onde os meninos são as personagens principais, “desfile de Família Castañeda”, “Dia dos negros” no qual todos se pintam os rostos de negro, “Dia dos brancos” seguido do “Desfile Magno” que é o maior do país.

CARNAVAL DE NEGROS E BRANCOS

 

CARNAVAL DE LAS TABLAS

Também conhecido como “A festa do Rei Momo”, inaugurado 4 dias dantes da quarta-feira de cinza na cidade de Tablas, Panamá. Tendo uma atmosfera mais local e animada pela intensa e tradicional rivalidade entre “a rua de acima” e “a rua de abaixo” que competem pelos melhores disfarces e os carros alegóricos mais originais. As altas temperaturas não são um problema, graças a sua grande tradição das “mojadoras” que consiste em que os participantes saem às ruas com balões e mangueiras de bombeiros cheios de água, onde podemos você garantir não sairá seco deste carnaval.

CARNAVais latinos: DE LAS TABLAS

 

CARNAVAL DE ORURO

Iniciando de 23 de Fevereiro ao 4 de Março, sendo os 4 últimos dias os mais importantes deste carnaval, está grande festividade tem lugar na cidade de Oruro, Bolívia. Considerado uma “Obra mestre do patrimônio oral e intangível da humanidade” pela UNESCO no 2001, por suas mais de 48 dança bolivianas, sendo uma das mais importantes a dança da “Diablada” que se representa com disfarces vistosos e máscaras de diabo portado por homens e mulheres no qual é liderado pelo arcángel Gabriel, contém uma mistura de tradições andinas e católicas. Este carnaval inicia com a peregrinação ao Socavón, depois o convite ao Tio e a celebração da “challa” ou “pachamama” (mãe terra) onde se oferece cerveja, doces, confetes e serpentinas em agradecimento pelos frutos que têm recebido.

CARNAVais latinos: DE ORURO

 

CARNAVAL ANDINO COM A FORÇA DO SOL (Por ultimo mas não menos importante nessa lista de carnavais)

Um magnífico carnaval realiza-se em Arica, Chile. Durante um fim de semana em meados de Fevereiro participam também os países de Peru e Bolívia com danças e desfiles, por esse motivo é um dos mais importantes de América do Sul. Entre estas nações existe uma disputa  amistosa em dançar-se “Morenada” na qual os participantes se disfarçam com máscaras muito exagerados e divertidas. A tudo isto podemos somar as famosas “Guerras de espuma” entre os dançarinos  chamados “pepinos” que vestem máscaras para ocultar sua identidade dos espectadores. Estes personagens também realizam jogos com água, serpentina e farinha.

CARNAVais ANDINO COM A FORÇA DO SOL

 

Agora que você sabe mais sobre os carnavais latinos e a riqueza cultural do continente americano, com certeza terá interesse em visitar algum desses lugares nas próximas festividades. Caso você passe por alguma situação de voo cancelado ou atrasado, perda de conexão ou overbooking, não duvide em contatar a Quickbrasil para te apoiar no processo de reivindicação e recebimento da devida compensação por danos morais.

 

 

 

 

 

 

Postado em: junho 11, 2019

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas