Saiba mais sobre voo atrasado, cancelado, perda de conexão ou overbooking

Compensação por perda de voo: Saiba o que fazer

Compensação por perda de voo: Saiba o que fazer

 

Segundo a ANAC, os voos cancelados ou atrasados são um dos problemas mais comuns entre os viajantes aéreos. Os principais motivos que causam isso são: condições climáticas adversas, manutenção não programada, conexões entre voos, overbooking, congestionamento aéreo, entre outros. Nem sempre podemos ter certeza que chegaremos ao nosso destino a tempo, especialmente se a viagem tiver um voo de conexão. Um fato interessante é que a maioria dos voos perdidos são voos de conexão. Isso acontece principalmente quando o primeiro voo é cancelado ou atrasado. Nestes casos, você tem direito a uma compensação por perda de voo de conexão, e por isso o informamos aqui sobre seus direitos.

A ANAC, em respeito ao Código de Defesa do Consumidor, estabeleceu regras bem claras sobre atrasos, tanto para voos com conexão quanto voos sem conexão.

Saiba quais são seus direitos:

a) Direito de reacomodação imediata em outro voo: em casos de cancelamentos de voo ou de atrasos que superem as 4 horas é dever da empresa aérea oferecer ao passageiro a reacomodação no próximo voo que partirá para o destino pretendido. Neste caso, o voo pode até mesmo ser operado por outra empresa aérea.

Para que a informação fique completa, o viajante deve saber também que esta opção de reacomodação pode ainda ser aceita para voo que decolará em horário mais conveniente para o passageiro, sendo este voo necessariamente operado pela empresa aérea já contratada.

b) Direito à prestação das assistências materiais: também em casos de atrasos e cancelamentos de voo, a empresa aérea é obrigada a amparar o consumidor até que a questão seja solucionada, lhe fornecendo as assistências materiais. Por isso, após aguardar por 1 hora, o viajante deverá receber as facilidades de comunicação; se aguardar por 2 horas, terá direito à alimentação; se aguardar por 4 horas ou mais, deverá ser acomodado adequadamente.

c) Direito à informação: todo consumidor tem direito a receber informações claras e objetivas sobre o serviço prestado, repassadas de maneira que o consumidor as compreendas de forma imediata e fácil.

d) Danos morais: estes danos se originam diretamente do constrangimento causado à passageiro, pois a situação, sem dúvidas, impôs a pessoa inesquecível desgosto. Existem muitos considerados como danos morais presumidos, visto que, provados o fato e as circunstâncias pessoais da viajante, para o reconhecimento deste dano não se exige prova do desconforto, da dor ou da aflição, que são admitidos por meio de um juízo de experiência. Para saber mais sobre este assunto, recomendamos que leia este post: https://quickbrasil.org/indenizacao-por-dano-moral-voo/

e) Danos materiais: tendo a passageiro deixado de embarcar no voo por uma falta da empresa aérea, esta deverá lhe reembolsar o valor pago por aquelas passagens. Para ter este direito, basta que o consumidor comprove o gasto e exija a compensação pelo serviço não utilizado.

Exemplo de atraso de voo e perda de conexão, o que fazer e como receber a devida compensação:

Você toma um voo de Belo horizonte para Lima (Perú), com conexão em São Paulo. Este voo é adiado por 2 horas devido a um erro técnico no setor anterior, que fez com que a aeronave chegasse atrasada no aeroporto. Uma vez que você chegar em São Paulo, seu voo para Lima já saiu, pois você originalmente tinha 90 minutos para a conexão, o que deveria ter sido suficiente, mesmo para um grande aeroporto como o de São Paulo. A companhia aérea coloca você no próximo voo para Lima, e você chega ao destino 6 horas mais tarde do que originalmente programado.

Além da compensação financeira por perda de voo, o passageiro poderia ter solicitado hospedagem em São Paulo ou cobertura de custos com refeições, já que se passaram mais de 4 horas de atraso. Na Justiça, caso a companhia aérea não pague as devidas compensações, ainda cabe o pagamento de danos morais.

Em todo o caso, o passageiro deve sempre buscar o guichê da companhia aérea que atrasou o primeiro voo, ou da representante da companhia aérea.

Em conclusão: se o voo atrasa e/ou você perder sua conexão, a companhia aérea que atrasou o voo é obrigada a compensar o passageiro, seja realocando-o em um novo meio de transporte ou voo, ou seja proporcionando a devida compensação financeira por perda de voo do passageiro. Inclui-se também atrasos devido à transferência de bagagens.

Em viagens internacionais, principalmente, a perda de uma conexão pode estragar um bom trecho das férias de uma pessoa ou uma família inteira. Nesses casos de atrasos quando, por exemplo, um voo atrasa mais de um dia para chegar ao destino, os passageiros podem processar a empresa por danos morais e materiais para reaver o prejuízo.
Qual é o prazo para reclamar uma compensação financeira ou indenização por perda de voo?

Se você perdeu seu voo devido à responsabilidade da companhia aérea, seja devido a um atraso ou cancelamento, de acordo com a legislação brasileira, você tem o direito de solicitar uma compensação por seu voo por até cinco anos. Cadastre seu caso aqui e seja compensado rapidamente, sem burocracia.

Geralmente, o processo de reivindicação de indenização por perda de voo é muito tedioso e burocrático, mas também implica em algumas despesas extras. No entanto, você pode se comunicar com a QuickBrasil e obter até R $ 1 mil em um período de até 7 dias úteis em troca dos seus créditos pelo problema por seu voo, apenas apresentando alguns documentos básicos que demonstram seu caso específico.

Recomendações para evitar a perda de voo de conexão:
Tente comprar bilhetes para voos diretos, estes são geralmente um pouco mais caros, no entanto, você vai reduzir o risco de perder um voo e, possivelmente, perder muito tempo que você já tinha planejado para várias atividades. A probabilidade do seu voo atrasar é de mais de 20% e de ser cancelado é de aproximadamente 6%. Caso não encontre um voo direto, tente que entre uma conexão e outra tenha um período de tempo entre 3 a 4 horas, desta forma você pode evitar uma possível perda de voo de conexão, se seu primeiro voo atrasou ou foi cancelado.

Postado em: maio 17, 2019

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Leia também:
Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat