17 imperdíveis museus do Brasil para visitar agora mesmo

A QuickBrasil lamentou profundamente a enorme perda histórica e cultural que tivemos com o incêndio do bicentenário Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Os museus do Brasil documentam a história de nossos antepassados e arte, compondo esplêndidos acervos.

É certo que muitos de nós não conhecemos a fundo riqueza cultural de nosso país. Visitar os museus no Brasil é uma oportunidade de descobrir que temos aqui museus para todo tipo de interesse, afinal, são mais de 3700 museus registrados no país.

Para incentivar o viajante a explorar esse campo, aqui está um post cheio dessa riqueza. Contamos detalhes sobre os eleitos 10 melhores museus do Brasil pelo prêmio Travellers’ Choice 2018 e ainda fizemos uma listinha pessoal de 7 museus brasileiros que ficaram fora do Top 10, mas que são igualmente imperdíveis.

Aproveite essa oportunidade para planejar viagens incríveis pelo Brasil e leve nossas dicas no bolso com você.

Você teve um voo atrasado ou cancelado? Você pode se qualificar para ser indenizado rapidamente e sem burocracia. Veja já!

 

Quais são os melhores museus do Brasil? – Travellers’ Choice 2018

Museus do Brasil: Inhotim – Brumadinho, MG

Cada viajante tem um gosto diferente para artes e interesses. Por isso, é impossível categorizar os museus brasileiros como melhores ou piores. Mas existem alguns critérios que podem ajudá-lo a saber se um certo museu possui o seu perfil de visitação, como a experiência vivida por outros viajantes. Pensando nisso, a TripAdvisor, site referência de comparações e avaliações no ramo de viagens, decidiu listar os melhores museus avaliados em sua plataforma.

O Travellers’ Choice (“Escolha dos viajantes”, em tradução livre) avalia várias categorias relacionadas a viagens: melhores atrações, destinos, companhias aéreas, museus, hotéis, restaurantes etc. do mundo inteiro com base na experiência do viajante. Para chegar ao resultado, o site considera a quantidade de qualidade das avaliações registradas em um período de 12 meses.

No início de setembro, foi publicada a lista dos melhores de 2018. Em relação aos museus do Brasil, tivemos a Pinacoteca (São Paulo, SP) classificada como o 25º melhor museu do mundo!

Esse post é inspirado na lista de melhores museus brasileiros, resultado do Travellers’ Choice. Mas, claro, não deixamos de acrescentar outros valiosos museus do Brasil como nossas indicações pessoais. Divirta-se!

 

1. Pinacoteca – São Paulo, SP

Pinacoteca – São Paulo, SP

Considerado o 25º melhor museu do mundo pelo Travellers’ Choice 2018, a Pinacoteca é um museu de artes visuais brasileiras. Está no Jardim da Luz, bem no coração de São Paulo. Possui aproximadamente 10 mil peças em seu acervo, um dos maiores da arte brasileira. Lá o viajante também encontra a Coleção Brasiliana – estudos e obras de artistas estrangeiros sobre o nosso país.

Em seu acervo fixo estão grandes obras de artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Almeida Júnior, Di Cavalcanti e muito mais. A Pinacoteca também exibe exposições temporárias, basta conferir a programação do museu para se informar sobre as datas.

 

2. Museu do Amanhã – Rio de Janeiro, RJ

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro, RJ

Dos museus do Brasil, o Museu do Amanhã ocupa o 2º lugar na lista de melhores do país. Foi idealizado para ser um museu de inovações, artes e ciências inspirado nos valores da sustentabilidade e convivência. O museu objetiva conscientizar sobre como podemos moldar os próximos 50 anos com base nestes princípios.

Seu acervo principal conta com uma exposição digital bastante interativa, focada em alertar o visitante sobre mudanças climáticas, degradação ambiental e colapso social causadas pela irresponsável ação humana.

 

3. Inhotim – Brumadinho, MG

Inhotim – Brumadinho, MG

O Inhotim é o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. É um lindo museu a céu aberto cheio de jardins, galerias, construções e invenções espalhadas em meio à natureza: são 170 obras expostas em 96 hectares de área de visitação, dos quais 3,5 são lagos ornamentais, sendo ao todo mais de 700 hectares de preservação ecológica.

A arte lúdica encontrada em Inhotim cativa o viajante pela beleza, pelo seu aspecto emocional e une natureza e criação humana de maneira única. O museu conta também com uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes.

 

4. Instituto Ricardo Brennand – Recife, PE

Instituto Ricardo Brennand – Recife, PE

O Instituto Ricardo Brennand possui um estilo arquitetônico medieval e 30.000 m² de contemplação da arte. É formado por um complexo de edificações: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias.

Com um acervo de mais de 3 mil peças, Ricardo Brennand construiu o lugar para expor sua coleção particular, com destaque para a maior coleção de armas brancas do mundo, incluindo armaduras. Na Pinacoteca, entre pinturas e esculturas, o visitante encontra obras dos artistas Frans Post, Debret Rugendas e Taunay, mapas antigos e vários objetos referentes ao período de ocupação holandesa em Pernambuco.

Dica: visite também a Oficina Brennand e conheça a exposição de Francisco Brennand, grande ceramista pernambucano.

 

5. Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, PR

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, PR

Projetado por Oscar Niemeyer e conhecido como “Museu do Olho”, esse museu tem as artes visuais, arquitetura e o design como foco. Em razão de seu destaque, costuma receber as principais mostras de arte que passam pelo país.

Em seu acervo fixo de 4 mil peças são encontradas obras do próprio Niemeyer, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Francisco Brennand, Andy Warhol entre outros artistas. Ainda, lá o visitante encontra um importante acervo de obras de renomados artistas paranaenses.

 

6. Catavento Cultural e Educacional – São Paulo, SP

Catavento Cultural e Educacional – São Paulo, SP

Este é um dos museus do Brasil conhecido pelas atividades interativas para um público de jovens e adultos. Com 250 instalações, é dividido em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.

O Museu Catavento apresenta de forma divertida conceitos de física, astronomia e biologia utilizando recursos audiovisuais. Há exposto um pedaço de meteorito para que seus visitantes toquem. Além disso, com o auxílio de óculos de realidade virtual, uma das memoráveis atrações do museu mostra a vida dos dinossauros no Brasil nos períodos Triássico e Cretáceo.

 

7. Museu Imperial – Petrópolis, RJ

Museu Imperial – Petrópolis, RJ

No terreno herdado de seu pai, Dom Pedro II mandou construir para si uma casa de verão e incentivou a construção da própria Petrópolis, colonizada por imigrantes europeus. Mais tarde, essa casa de veraneio vem a ser o Museu Imperial, que expõe cerca de 300 mil itens entre documentos, obras de arte e itens como joias, mobílias, trajes e objetos pessoas da monarquia brasileira, além de um belo jardim.

Lá estão objetos como as coroas de Dom Pedro I e Dom Pedro II, a pena usada pela princesa Isabel para assinar a Lei Áurea e abolir a escravidão, uma biblioteca de 55 mil livros sobre a história do Brasil e uma coleção de obras raras de cerca de 8 mil itens.

 

8. Museu do Futebol – São Paulo, SP

Museu do Futebol – São Paulo, SP

O Museu do Futebol está instalado embaixo das arquibancadas do Estádio Pacaembu e trata o futebol como um elemento responsável por nossa expressão cultural, sendo muito mais que apenas um esporte.

Em 15 salas temáticas, o visitante conhece a história do futebol no Brasil, os grandes feitos da Seleção Brasileira, e homenageia os torcedores de várias equipes brasileiras com muita tecnologia de ponta e interatividade. É possível assistir ou ouvir à narração de jogadas históricas e conhecer a biblioteca pública com o maior acervo sobre futebol do mundo.

 

9. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – Porto Alegre, RS

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – Porto Alegre, RS

Este é um dos museus do Brasil que se destaca por ser um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina. Voltado para conceitos químicos, físicos e matemáticos, são mais de 700 experimentos tecnológicos a disposição do visitante.

Para entreter seu público, o Museu de Ciências da PUCRS oferece atrações realizando experimentos com espelhos, sombras e até choque elétrico sobre o Universo, a Terra, o Ambiente e o Homem. O Giroscópio Humano, utilizado no treinamento de astronautas é um dos pontos fortes da visita.

 

10. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP) – São Paulo, SP

MASP – São Paulo, SP

Pura História da Arte, o icônico MASP conta com mais de 10 mil obras em seu acervo, a exemplo das obras de Van Gogh, Picasso, Rembrandt, Monet, Renoir, Goya, Botticceli, Bosh entre muitos outros renomados artistas da Europa, África, Ásia e das Américas.

Merece destaque a impressionante coleção de arte ocidental da América Latina. Além disso, buscando um diálogo inclusivo e plural, ao longo do ano são realizadas exposições temáticas com assuntos como a história da sexualidade, histórias afroatlânticas e histórias das mulheres.

 

7 museus do Brasil que merecem menções honrosas

Listar 10 museus do Brasil para representar este país enorme e de cultura tão rica não é suficiente. Mesmo que 17 ainda não baste, aqui vão nossas 7 sugestões para deixar essa lista melhor ainda:

1. Museu da Inconfidência (Ouro Preto, MG): instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto, com ricas memórias sobre a Inconfidência Mineira e o Ciclo do Ouro, é neste museu onde ficam as lápides com os restos mortais de 16 inconfidentes, a declaração original da condenação de Tiradentes e onde estão expostas obras de Aleijadinho.

2. Museu da Língua Portuguesa (São Paulo, SP): voltado para a construção do nosso idioma, promove palestras, debates, apresentações artísticas e recebe exposições temporárias que homenageiam artistas e escritores brasileiros ou de língua portuguesa como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Jorge Amado, Clarice Lispector.

3. MAC – Museu de Arte Contemporânea (Niterói, RJ): também projetado por Oscar Niemeyer, o seu prédio se destaca por si só, sendo o principal cartão postal de Niterói. Seu acervo possui obras brasileiras de artistas como Jorge Guinle, Amílcar de Castro, Iberê Camargo, Mira Schendel e Tomie Ohtake.

4. Museu da Gente Sergipana (Aracaju, SE): este museu interativo traz a cultura do povo sergipano (culinária, personagens, folclore, hábitos) como principal obra de arte. O visitante pode passar por exposições de roupas típicas e interagir com personagens virtuais para desafiar um repentista ou barganhar com comerciantes.

5. Museu da Imigração (São Paulo, SP): preserva a história dos imigrantes que vieram substituir a mão de obra escrava no Brasil durante o início da indústria no país. Visto que o movimento migratório não retrata apenas a história, sendo atual e permanente, promove o diálogo sobre as migrações por meio de eventos.

6. Museu de Artes e Ofícios (Belo Horizonte, MG): situado na linda estação de trem de 1922, é um tributo aos trabalhadores brasileiros e expõe objetos ligados aos ofícios como mineração, tecelagem, trabalho com cerâmica e transporte.

7. Museu Cais do Sertão (Recife, PE): voltado para a cultura sertaneja, interage com seus visitantes por meio de tecnologia inovadora. O destaque fica para o espaço que homenageia Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, passando por sua história e discografia.

 

Segundo o site do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, a plataforma Museusbr é onde o Cadastro Nacional de Museus faz o mapeamento e atualização das informações sobre os museus brasileiros. No total, são registrados 3794 museus brasileiros. Se você deseja localizar um museu específico no país ou conhecer melhor os museus mais próximos da sua cidade, acesse a plataforma para pesquisar.

Lembrete: em quase todos os museus listados há formas e datas para entrada gratuita. Confira a agenda e funcionamento em seus sites e aproveite essa oportunidade.

Por último, mas não menos importante: se você está saindo de longe para visitar algum museu e acabar passando por problemas com voo, conheça aqui seus direitos e exija-os antes que sejam desrespeitados, lhe causando prejuízos. Caso você já tenha passado por problemas como atraso de voo superior a 4 horas ou voo cancelado, acesse nossa página principal para receber um alívio financeiro imediato. Quer saber como? Conheça aqui o trabalho da QuickBrasil.