O que é Jet Lag? Entenda e confira 8 dicas para evitá-lo!

Quem viaja bastante, provavelmente já passou por um “jet lag básico”. A confusão no fuso horário pode dar alguns chamados “efeitos colaterais”, que necessitam de um descanso.
Entre os sintomas estão: cansaço excessivo e sonolência, variações no humor, insônia, dificuldade de concentração e afins.
Tarifas aéreas: confira o que realmente deve ser cobrado!
Tráfego aéreo: o que é e como funciona?
Deserto do Atacama: 6 pontos para o seu roteiro de viagem
Por isso, nesse post explicaremos melhor o que é jet lag, quais são as principais causas desse distúrbio e o que você pode fazer para evitá-lo. Confira!
O que é Jet Lag?
Basicamente, trata-se de uma mudança repentina na rotina que atinge diretamente o organismo. Isso porque o nosso relógio biológico funciona com base no nosso dia a dia, e quando é alterado de forma inesperada, os sintomas começam a aparecer. É o chamado ritmo circadiano (ciclo que dura um dia).
Não há uma forma de tradução exata para jet lag, o termo que chega mais perto do seu real significado é “descompensação horária”. Os médicos denominam esse distúrbio como “dissincronose”.
O jet lag é frequente nas longas viagens internacionais, nas quais ocorrem mudanças no fuso horário. Como mencionamos no início do texto, essas alterações fazem com que o viajante sinta mal-estar, fadiga, irritação, insônia, além de outras complicações fisiológicas.
Importante frisar que esse distúrbio pode acometer pessoas de praticamente todas as faixas etárias.
O que fazer para evitar o Jet Lag?
Confira 8 dicas valiosas:
#1 – Ajuste o seu relógio de acordo com o fuso horário do local de destino
Procure tomar essa atitude antecipadamente, se possível, assim que entrar no avião. Com certeza isso te deixará menos “confuso(a)” quando chegar ao local.
#2 – Descanse muito bem antes de viajar
Primeiramente, se organize bem e com antecedência, a fim de evitar estresse e correria em cima da hora, além de poder ter uma excelente noite de sono.
Quando nossa mente está descansada, a tendência é que nos adaptemos melhor aos diferentes tipos de situações.
#3 – Algumas semanas antes de viajar, flexibilize seus horários
Essa dica é especialmente para você, que possui regras um tanto quanto rígidas em relação à sua rotina e ao seu sono. Experimente acordar em horários diferentes, executar uma tarefa rápida e dormir novamente logo após, por exemplo. Assim, você não pegará o seu organismo “de surpresa”.
Nesse sentido, as pessoas que possuem maior flexibilidade em horários, são as que menos sofrem com o temido jet lag.
#4 – Tente se programar para chegar ao destino durante o dia
Essa é uma das melhores formas de se acostumar à “nova rotina”, ainda que temporariamente.
#5 – Não tome remédios para dormir, se não houver orientação médica
Caso você faça parte do grupo de “automedicação”, procure não tomar remédios para dormir durante o voo. Isso pode prejudicar o seu organismo e piorar os sintomas de jet lag. Considere tomar chás naturais, que dão aquela acalmada.
#6 – Mantenha o seu corpo em atividade
Separe um tempo para se movimentar, seja uma caminhada, alguns leves exercícios ou qualquer outra atividade que te mantém no ritmo do dia a dia. Isso te fará muito bem, seja qual for o objetivo da viagem: férias, trabalho ou outro compromisso.
#7 – Evite bebidas alcóolicas durante o voo
O álcool em si, provoca alguns efeitos colaterais como desidratação, irregularidades no sono, dores de cabeça (a famosa ressaca) e afins. Opte pela boa e tradicional água, ficando longe também de energéticos e cafeína.
#8 – Adapte sua alimentação de acordo com o novo fuso horário estabelecido
As alimentações na hora certa também contam muito. Ainda que você opte por não consumir a comida local, siga os horários adequados. Isso fará você se acostumar mais rápido à rotina e sofrer menos com os efeitos do jet lag. Ou, na melhor das hipóteses, nem sofrer!
Quem diria que algumas “simples” alterações de horário poderiam afetar tanto o nosso organismo, não é mesmo?! Por isso, siga nossas dicas para evitar ao máximo esse tipo de situação e viaje tranquilamente.
Por fim, evitando mais ainda problemas durante viagens, lembre-se que você pode contar com a Quick em casos de atrasos ou cancelamentos de voos.
É só clicar aqui e enviar o seu caso para análise. Se aprovado, você garante R$ 1.000,00 em 2 dias.
Postado em: julho 15, 2020
Comentários: