Início » Direitos dos passageiros » Perdi meu voo! Quais são meus direitos?

Perdi meu voo! Quais são meus direitos?

quais seus direitos em casos de perda de voo e o que fazer

Pode acontecer que por causa do grande congestionamento no trânsito ou um evento inesperado, você não consiga chegar ao aeroporto a tempo e isso ocasione a perda do seu voo. No entanto, nem tudo esta perdido, já que de acordo com as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, a passagem aérea tem validade de 12 meses a partir de sua emissão, o que quer dizer que, mesmo perdendo o voo, você não perderá o dinheiro investido na passagem.

O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.

As companhias aéreas cobram uma taxa para remarcar a passagem, No entanto os passageiros devem estar atentos, uma vez que algumas companhias aéreas cobram uma multa além da taxa de remarcação que, em muitos casos, equivale a um valor muito alto. Se o passageiro se sentir afetado por um valor muito caro, pode registrar uma reclamação no Procon, recorrer ao Juizado Especial de Pequenas Causas ou cadastrar seu caso conosco.

Posso remarcar ou cancelar meu voo?

Se você sabe de antemão que não poderá viajar, não se preocupe, pois você pode remarcar o seu voo ou cancelar o bilhete, solicitando assim um reembolso. Neste caso, você também deve pagar uma taxa.

No caso de cancelamento do voo, o passageiro tem o direito de receber o valor pago com o desconto da multa. Uma questão importante a ter em consideração é que a multa não pode ser superior a 5% do valor do bilhete, conforme o artigo 740 do Código Civil.

Quais são meus direitos por perda de voo de conexão por causa da companhia aérea?

No caso que você perca um voo de conexão causado pela companhia aérea, seja devido a um voo atrasado ou cancelado, você tem o direito de receber assistência material da companhia e, além disso, uma indenização financeira.

 

Como evitar o estresse e evitar a possível perda de um voo?

Vamos detalhar alguns pontos importantes para se levar em consideração quando você for fazer uma viagem, para que seus planos possam ser perfeitos.

Recomendações para não perder um voo

1. Revise os cronogramas estabelecidos

De preferência, é melhor chegar cedo e esperar um pouco no caso de algo inesperado acontecer. Se você tem um voo doméstico, é recomendável que você esteja pelo menos uma hora antes do horário de embarque no avião. No caso de um voo internacional, recomenda-se que sejam duas ou mais horas. Também não se esqueça de contar as horas que você precisa para fazer o check-in, despachar suas malas, passar pela segurança (o que às vezes leva mais tempo do que suponha), comer alguma coisa antes de embarcar, passear pelas lojas, etc.

2. Faça seu check-in antecipado

Para evitar filas longas e economizar mais tempo, você pode fazer o check-in cerca de 72 horas antes do voo, através do aplicativo da companhia aérea a partir do seu Smartphone ou do seu computador. Especialmente em feriados como Ano Novo ou Natal, onde as filas são infinitas, o check-in antecipado pode tirar você de problemas.

Se caso você tiver bagagem para despachar, ter o seu check-in em mãos poderá lhe economizar alguns minutos, em seguida, passar pela segurança e, finalmente, ir para a sala de embarque e aguardar o seu voo.

3. Tenha todos os documentos de embarque à mão

Antes de partir para o aeroporto, verifique se você possui todos os documentos necessários para embarcar no avião. Recomendamos que você os tenha juntos em um envelope para que seja mais fácil encontrá-los e não perca muito tempo procurando por eles em sua bolsa ou pasta. Verifique com antecedência que o aeroporto não se encontra fechado.

4. Verifique onde seu portão de embarque está localizado

Confira no seu cartão de embarque o número do seu portão e verifique nas telas do aeroporto para que, depois de passar pela segurança, você possa ir nessa direção e esteja mais perto, especialmente se estiver em um aeroporto grande, já que as distâncias podem ser tão longas que possam levar mais tempo do esperado.

Além disso, há casos em que a companhia aérea decide alterar o seu portão de embarque por diferentes razões, portanto, esteja atento às telas, onde as informações são atualizadas constantemente.

5. Verifique o intervalo entre os voos de conexão

Como mencionado acima, existem terminais que são muito grandes e demora muito para ir de um lugar para outro. Portanto, recomendamos que, ao comprar o bilhete, verifique sua conexão tem pelo menos quatro horas de espera em cada ponto de escala. Desta forma, você terá o tempo suficiente para encontrar sua próxima sala de embarque e voar para seu próximo destino.

Agora que você sabe mais sobre seus direitos por perda de voo, lhe será possível planejar melhor suas viagens e evitar qualquer um desses possíveis eventos. Descubra como você pode ser compensado pela perda ou atraso do voo nesse post.

Se você já passou por uma situação semelhante à relatada e acha tem direito a compensação, cadastre seu caso aqui.

Postado em: junho 20, 2019

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas