Perdi meu voo! Quais são meus direitos?

Perdi meu voo! Quais são meus direitos?

Pode acontecer que por causa do grande congestionamento no trânsito ou um evento inesperado, você não consiga chegar ao aeroporto a tempo e isso ocasione a perda do seu voo. No entanto, nem tudo esta perdido, já que de acordo com as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, a passagem aérea tem validade de 12 meses a partir de sua emissão, o que quer dizer que, mesmo perdendo o voo, você não perderá o dinheiro investido na passagem.

O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.

As companhias aéreas cobram uma taxa para remarcar a passagem, No entanto os passageiros devem estar atentos, uma vez que algumas companhias aéreas cobram uma multa além da taxa de remarcação que, em muitos casos, equivale a um valor muito alto. Se o passageiro se sentir afetado por um valor muito caro, pode registrar uma reclamação no Procon, recorrer ao Juizado Especial de Pequenas Causas ou cadastrar seu caso conosco.

Posso remarcar ou cancelar meu voo?

Se você sabe de antemão que não poderá viajar, não se preocupe, pois você pode remarcar o seu voo ou cancelar o bilhete, solicitando assim um reembolso. Neste caso, você também deve pagar uma taxa.

No caso de cancelamento do voo, o passageiro tem o direito de receber o valor pago com o desconto da multa. Uma questão importante a ter em consideração é que a multa não pode ser superior a 5% do valor do bilhete, conforme o artigo 740 do Código Civil.

Quais são meus direitos por perda de voo de conexão por causa da companhia aérea?

No caso que você perca um voo de conexão causado pela companhia aérea, seja devido a um voo atrasado ou cancelado, você tem o direito de receber assistência material da companhia e, além disso, uma indenização financeira.

 

Como evitar o estresse e evitar a possível perda de um voo?

Vamos detalhar alguns pontos importantes para se levar em consideração quando você for fazer uma viagem, para que seus planos possam ser perfeitos.

Recomendações para não perder um voo

1. Revise os cronogramas estabelecidos

De preferência, é melhor chegar cedo e esperar um pouco no caso de algo inesperado acontecer. Se você tem um voo doméstico, é recomendável que você esteja pelo menos uma hora antes do horário de embarque no avião. No caso de um voo internacional, recomenda-se que sejam duas ou mais horas. Também não se esqueça de contar as horas que você precisa para fazer o check-in, despachar suas malas, passar pela segurança (o que às vezes leva mais tempo do que suponha), comer alguma coisa antes de embarcar, passear pelas lojas, etc.

2. Faça seu check-in antecipado

Para evitar filas longas e economizar mais tempo, você pode fazer o check-in cerca de 72 horas antes do voo, através do aplicativo da companhia aérea a partir do seu Smartphone ou do seu computador. Especialmente em feriados como Ano Novo ou Natal, onde as filas são infinitas, o check-in antecipado pode tirar você de problemas.

Se caso você tiver bagagem para despachar, ter o seu check-in em mãos poderá lhe economizar alguns minutos, em seguida, passar pela segurança e, finalmente, ir para a sala de embarque e aguardar o seu voo.

3. Tenha todos os documentos de embarque à mão

Antes de partir para o aeroporto, verifique se você possui todos os documentos necessários para embarcar no avião. Recomendamos que você os tenha juntos em um envelope para que seja mais fácil encontrá-los e não perca muito tempo procurando por eles em sua bolsa ou pasta. Verifique com antecedência que o aeroporto não se encontra fechado.

4. Verifique onde seu portão de embarque está localizado

Confira no seu cartão de embarque o número do seu portão e verifique nas telas do aeroporto para que, depois de passar pela segurança, você possa ir nessa direção e esteja mais perto, especialmente se estiver em um aeroporto grande, já que as distâncias podem ser tão longas que possam levar mais tempo do esperado.

Além disso, há casos em que a companhia aérea decide alterar o seu portão de embarque por diferentes razões, portanto, esteja atento às telas, onde as informações são atualizadas constantemente.

5. Verifique o intervalo entre os voos de conexão

Como mencionado acima, existem terminais que são muito grandes e demora muito para ir de um lugar para outro. Portanto, recomendamos que, ao comprar o bilhete, verifique sua conexão tem pelo menos quatro horas de espera em cada ponto de escala. Desta forma, você terá o tempo suficiente para encontrar sua próxima sala de embarque e voar para seu próximo destino.

Agora que você sabe mais sobre seus direitos por perda de voo, lhe será possível planejar melhor suas viagens e evitar qualquer um desses possíveis eventos. Descubra como você pode ser compensado pela perda ou atraso do voo nesse post.

Se você já passou por uma situação semelhante à relatada e acha tem direito a compensação, cadastre seu caso aqui.

Postado em: junho 20, 2019

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Leia também:
Comentários:

14 comments

  1. Juliana Alvarenga says:

    Comprei passagem em sites promocionais, pretendo adiar a volta mas não é possível, apenas cancelando o que tem o custo alto. Se eu não comparecer e comprar uma nova passagem pra voltar, serei cobrada da taxa de cancelamento?

    • joao says:

      Olá, Juliana! São muitas variáveis nesta pergunta, então, vamos a alguns pontos para balizar sua decisão. Em primeiro lugar, se você comprou a passagem há menos de 24 horas e o voo se dará em mais de 7 dias, você tem direito de ter a devolução total do valor pago, pelas regras da ANAC. O Código do Consumidor estabelece um prazo maior, de 7 dias para se arrepender, mas, em geral, você só consegue este benefício na justiça. Sobre adiar a volta, depende mesmo do contrato que você assinou (concordou) no momento da compra. Cada site promocional e cada companhia aérea funciona de um jeito. O cancelamento e o no show vão ser um percentual do valor da passagem, que ficará retido para a companhia aérea, mas como foi feito via agência, a agência é que irá orientá-la sobre estes percentuais. Esperamos ter ajudado. Feliz Natal e um excelente ano novo pra você! 🙂

      • Leonardo says:

        boa noite!perdi meu voo hj,minha passagem é Gol,só que comprei pelo o site decolar.com.Me dirigie ao atendimento da agência ,não consegui remarcar ..me atenderam muito mal,disseram que não são mais responsáveis pela as passagens,disseram que só posso resolver pelo site da decolar .tá muito complicado o que devo fazer ???

        • amory says:

          Olá, sentimos muito o acontecido. Por favor, cadastre seu caso no nosso site e iremos ajudá-lo a ser compensado pelo ocorrido https://quickbrasil.org/

  2. Marjorie says:

    Tenho passagens compradas pela smiles, empresa aérea gol, são paulo x lima, ida e volta. Mas minha intenção é ir para Cusco. Estou vendo passagens internas, lima x cusco, pela Latam. Mas estou querendo voltar de cusco para lima no mesmo dia do meu voo de lima para são paulo, e o horário mais barato está previsto para chegar em Lima as 21:44, sendo que meu voo de Lima para São Paulo é 00:40. Neste caso, como não é conexão, caso atrase o voo de Cusco para Lima atrase e prejudique meu voo de Lima para São Paulo, tenho algum direito?

    • joao says:

      Olá, Marjorie! A pergunta “se você tem algum direito” é sempre complicada de responder, pois as pessoas podem entender que trata-se de uma certeza de compensação por meio judicial, e nada pode te dar esta certeza. Até mesmo por isso existe a QuickBrasil, que não é um escritório de advocacia, mas uma empresa que compra seu direito de tentar ser compensada (que, de fato, é o único direito absoluto que você tem sem restrições, o direito de tentar ser compensada) para que pessoas que tenham tido um problema que se enquadre nos padrões que definimos possam ser “compensadas” com a mais absoluta certeza, e melhor, sem ter que esperar meses por isso, recebendo em apenas uma semana. Mas respondendo sua pergunta, é possível sim, você entrar com seu caso na QuickBrasil, mas apenas caso o seu voo de Cusco para Lima atrase por 4 horas ou mais, o que automaticamente faria você perder seu voo para São Paulo. Caso ele atrase menos que 4 horas e faça você perder o voo para São Paulo, infelizmente não estaria nos nossos padrões. Um outro cenário possível é o de o voo de Cusco para Lima atrasar 4 horas ou mais, mas o voo de Lima para São Paulo também atrasar, e você não perder este último voo para o destino final. Neste caso, mesmo que você não chegue a São Paulo 4 horas ou mais atrasada, o caso ainda seria válido, pois não se trata de uma conexão, e o voo de Cusco para Lima teria atrasado 4 horas ou mais. Esperamos ter ajudado. Qualquer dúvida que tiver, estamos à disposição para esclarecê-la. 🙂

  3. Lena says:

    Olá, tenho uma dúvida, comprei 3 passagens aéreas promocional de porto seguro para belo horizonte, para dia 30 de janeiro as 1:20 da manhã, só que perdi o vôo achando que era 30 anoite para o dia 31.
    fiquei muito chateada, eles falaram comigo que foi passagem promocional não tenho direito de remarcar tem receber o valor, o vôo era da gol, gostaria de saber se tenho direito ou se perdi tudo mesmo como eles me informaram no aeroporto.

    • joao says:

      Oi, Lena! Em primeiro lugar, sentimos muito por este infortúnio. É muito chato quando a gente perde um voo. Como você não chegou a fazer o checkin, a sua passagem ainda vale por um ano, porém, você teria que pagar multa e taxa de remarcação definidos pela companhia aérea. Nestes casos, o que acontece é que, por ser uma passagem promocional, muito provavelmente os valores da multa e da taxa serão até superiores aos valores que você pagou. Se isto de fato acontecer, o melhor que você poder fazer é solicitar o reembolso das três taxas de embarque pra, pelo menos, diminuir seu prejuízo. Não é muito, mas é alguma coisa.

  4. Barbara Ferreira says:

    Comprei uma passagem promocional para o dia 15/02 pela Latam (somente ida), de Goiânia para o Rio de Janeiro. Terei que adiar minha viagem para o dia 14/03. Sei que tem todas aquelas taxas e multas a pagar.
    A pergunta é: Se eu comprar hoje por exemplo, novas passagens para o dia 14/03, e não fazer o check-in do dia 15/02, e perder essas passagens… Terei algum problema no check-in ou no embarque do dia 14/03?
    As taxas e multas da Latam estão maiores do que eu comprar uma nova passagem.

    • joao says:

      Oi, Bárbara! Não, você não terá qualquer problema. O que costumava ocorrer antes é no caso de uma viagem de ida e volta, caso você não embarcasse na ida, a companhia aérea cancelava automaticamente seu voo de volta, o que hoje é entendimento do judiciário como prática abusiva. Mas o seu caso não tem qualquer problema. Pode ficar tranquila. Excelente viagem pra você! 🙂

  5. Jonas says:

    Faltou explicar como se faz essa remarcação. As companhias dificultam muito e não oferecem informação.
    No site da latam e por telefone não consegui achar nada sobre isso, mandei email para a companhia e nunca recebi resposta.

    • joao says:

      Oi, Jonas. Infelizmente, esta é uma realidade. Para a Latam, tente os seguintes números:
      4002-5700 (capitais) e 0300 570 5700 (todo o Brasil)

      A parte do site que fala sobre isto é o seguinte:
      https://helpdesk.latam.com/hc/pt-br/sections/360007006473

      Esperamos ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat