Saiba mais sobre voo atrasado, cancelado, perda de conexão ou overbooking

Planejar viagem: guia completo para organizar e economizar nas férias!

Planejar viagem: guia completo para organizar e economizar nas férias!

Planejar viagens pode ser um grande prazer ou causar desespero para quem decide viajar. Há quem adore pesquisar e se preparar sozinho para a aventura e há quem precise de uma mãozinha para se organizar.

Se você é um marinheiro de primeira viagem, não se desespere. Se você já entende muito do assunto, seja um especialista em planejar viagens incríveis. 

Trazemos hoje um passo a passo especial e completo que te ajudará a alcançar a viagem dos sonhos.

A QuickBrasil pesquisou e listou na melhor ordem todos os passos necessários para que nada falte em seu planejamento. 

Neste post de nível básico você aprenderá a organizar os passos essenciais de sua viagem: criar lista de desejos, escolher seu destino, roteiro, hospedagem e comprar suas passagens.

Como planejar viagens perfeitas?

Como planejar viagens perfeitas?

São 3 os maiores segredos: você precisa pesquisar, se planejar em ordem e registrar tudo. Abra um documento de Word, Google Drive ou anote no papel: “Planejamento de viagem para (nome da cidade).”

Então defina o destino, planejamento financeiro, tempo da viagem, compre as passagens, reserve hospedagem etc. 

O registro e a ordem do planejamento ajudam a não queimar etapas importantes e por isso garantem o sucesso. 

Faça sua lista de desejos

Faça sua lista de desejos

Todo mundo tem uma lista mental de lugares que deseja conhecer. A primeira tarefa é colocá-la em um papel (ou documento de Word, Google Drive…) para visualizá-la. 

Quais são os seus sonhos de viagem? Deverão estar todos aqui.

Essa sua lista de desejos pode até revelar os seus interesses, mas não se esqueça das exceções: é possível decidir viajar partindo de uma promoção imperdível de passagens aéreas ou mesmo em razão de um convite irrecusável, entre as mais variadas situações.

Caso você desista de uma viagem cujas passagens foram compradas em uma promoção relâmpago na internet, lembre-se do período de arrependimento garantido pelo Código de Defesa do Consumidor: você tem 7 dias após a compra dos bilhetes para cancelar sua reserva e pedir o reembolso do valor pago. 

Escolha seu destino

Escolha seu destino

Feita a lista de desejos, a escolha do destino deverá ser realizada com algumas questões em mente:

Objetivo da viagem

Descansar, curtir, conhecer cidades históricas, visitar praias ou montanhas, aproveitar um tempo sozinho, a dois, com amigos, família? Defina sempre o seu grande objetivo antes de planejar viagens para qualquer tipo de destino.

Quanto dinheiro gastar

Conheça os principais gastos da viagem – passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte, ingressos de atrações, taxas de turismo e compras/souvenirs.

O custo diário gasto em uma cidade varia conforme seu objetivo de viagem e a valorização ou desvalorização da nossa moeda em relação à moeda local. 

Dos seus destinos escolhidos, pesquise quais são aqueles em que essa variação representa conforto financeiro a você. 

Para isso, recomendamos que pesquise: “Quanto custa viajar para (nome da cidade)” e registre os resultados em seu planejamento.

Quanto dinheiro levar

Isso dependerá dos seus objetivos, interesses, passeios e compras. 

Com base em toda a sua pesquisa, você certamente será capaz de encontrar em seus registros os valores das refeições em restaurantes, tickets para transporte, entradas em atrações etc. 

O importante neste ponto para melhor planejar viagens é fazer um orçamento com base em seus principais gastos.

A operação matemática para estipular um valor médio a ser gasto é:

  1. Multiplique a quantidade de dias de viagem pelo valor médio diário para:
  • o número de refeições que pretende fazer nos restaurantes escolhidos;
  • o número de deslocamentos que pretende fazer conforme custos do meio de transporte;
  1. Some a este número todos os valores que pretende pagar para visitar atrações, taxas de turismo e quantia reservada para compras pessoais.

Achou difícil? Você pode optar por aplicativos que façam esse trabalho por você. 

É o caso do TripsApp: esse aplicativo é uma espécie de planejador financeiro para viagens que prevê suas despesas com base na sua seleção de pontos turísticos, restaurantes, bares etc.

Não se esqueça da reserva para emergências: É claro que você não considerará este resultado exato para definir todo o seu planejamento financeiro. 

Pense em levar 1/3 a mais do valor planejado para dinheiro em espécie e garanta que seu cartão de crédito tenha limite disponível para cobrir eventuais despesas maiores.

Além disso, não guarde todo o seu dinheiro em um mesmo lugar para evitar transtornos causados por extravio de bagagem ou furtos.

Câmbio de moedas

A dica principal neste tópico é: antes de fazer o câmbio de moedas, confira o site do Banco Central. 

No site é disponibilizada uma ferramenta que mostra para o viajante a melhor taxa de câmbio encontrada para comprar e vender moeda estrangeira.

Uso de cartão de crédito, débito, pré-pago ou dinheiro em espécie?

Lembre-se que o IOF (imposto sobre operações financeiras) incidirá sobre operações de compras realizadas no exterior. 

O imposto será de 6,38% para operações feitas no cartão de crédito, débito e cartão pré-pago (Visa Travel Money) e de 1,1% se você realizar o câmbio de moedas para levar dinheiro em espécie para fazer as compras.

Mas isso não deverá definir sua estratégia ao planejar viagens. Lembre-se da praticidade de utilizar um cartão de crédito, da necessidade de se ter moeda para pagar o transporte ou para emergências e que muitos locais só aceitam uma das formas citadas como meio de pagamento.

Melhor época para visitar o local

Nada de viajar para a Ásia na época das monções, ou para o Caribe em época de furacões. Se preferir locais frios, atenção às nevascas. 

Se preferir locais quentes, atenção à sua tolerância de exposição ao calor. Conheça o clima do destino mês a mês, acompanhe as chuvas e temperatura.

Além disso, atenção para as limitações apresentadas pela alta ou baixa temporada:

  • Alta temporada: viagens para a Disney são um grande exemplo. Longas filas e muito cansaço. Há locais que estarão cheios em certos períodos e contarão com preços elevados para passagens aéreas e hospedagem, como o litoral brasileiro no verão, destinos europeus em agosto (verão europeu) entre outros exemplos.
  • Baixa temporada: o problema que atinge principalmente as pequenas cidades é a limitação de seus hotéis, restaurantes e vida noturna, que poderão ter horários reduzidos para funcionamento ou estarem fechados durante toda a baixa temporada.

Em países menos conhecidos, vale dar atenção especial à pesquisa de surtos de doenças, problemas econômicos ou políticos.

Quanto tempo ficar

Um fim de semana, 5, 10, 30 dias? Há lugares em que você deseja explorar com mais tempo e há aqueles em que um tempo reduzido de viagem bastará. 

Seu objetivo e planejamento financeiro serão essenciais para definir o tempo de viagem.

Neste ponto, considere: as cidades pequenas são boas para descansar e você economiza em tempo de deslocamento entre uma atividade e outra. 

As cidades grandes demandam mais tempo para atividades turísticas e deslocamento.

Monte seu roteiro de viagem

Monte seu roteiro de viagem

Independente do seu estilo de viagem (espontânea ou de agenda fechada), há certos pontos que precisam ser planejados e acabam resultando em um roteiro.

Para montar um roteiro, mesmo que seja um simples, pesquise muito! Leia blogs sobre viagens, resenhas de outros viajantes, livros, guias básicos até que colha informações suficientes.

*Dica para começar: escreva “O que fazer em (nome da cidade)” nos sites de buscas.

Um bom roteiro não pode deixar de ter ricos detalhes sobre estes 4 pontos:

Atividades

Para melhor orientar suas atividades, pesquise sobre pontos turísticos tradicionais e locais menos visitados. Planeje e faça com antecedência as reservas ou pagamento de taxa para visitar locais com essa exigência. Atenção ao período de visitação

Calendário

Organize seu dia por períodos (manhã, tarde e noite) para ter uma agenda livre e por horários para ter uma agenda fechada, lembrando do tempo para deslocamento e de boas horas de sono.

Alimentação

Pesquise os cardápios, valores dos pratos, opiniões de clientes (dicas e avaliações), localização, horário de funcionamento e necessidade de reserva;

Transporte

Saiba como se locomover entre suas atividades ou localidades e qual meio de transporte lhe trará melhor custo benefício. Para isso, considere o valor, tempo gasto, horários e conforto (transporte público, trem, carro alugado, taxi, Uber?).

E lembre-se de:

  • Não preencha a sua agenda com compromissos longos e cansativos em um mesmo dia para que descanse e aproveite tudo como se deve.
  • Planeje seu calendário com alguma folga, separando tempo para imprevistos como trânsito, alterações de calendário das atrações etc.

Escolha a hospedagem

Escolha a hospedagem

Ao planejar viagens, o roteiro deverá vir antes da reserva da hospedagem porque o local onde se concentram os seus interesses te ajudará a escolher o melhor lugar para se acomodar com base em tempo e valores gastos para deslocamento.

Dados básicos para pesquisar e comparar: 

  • valores de diária;
  • localização;
  • segurança;
  • disponibilidade de vagas;
  • conforto.

Mas será que você deve optar por hotel, hostel ou aluguel (como Airbnb)? Será que você tem perfil para couchsurfing (se hospedar na casa de alguém que está disposto a recebê-lo em troca de um favor ou trabalho)?

Para encontrar essas respostas, recomendamos que:

  • Use sites de busca e de comparação de preços e qualidade de serviços sobre hospedagem (como Trivago, TripAdvisor, Booking, Hoteis.com, Hotel Urbano, Airbnb, Hostelword);
  • Leia dicas e avaliações sobre experiências com hospedagem de viajantes que já passaram pelo seu destino desejado;

Escolhidas as possíveis hospedagens, ainda não as reserve. A reserva da estadia deverá ser feita junto com a compra das passagens. Explicamos no passo a seguir.

 Compre as passagens aéreas e reserve a hospedagem

Compre as passagens aéreas e reserve a hospedagem

Independente se você irá pagar pelos bilhetes aéreos ou usar suas milhas, as dicas de ouro para comprar passagens aéreas são:

  • Antecedência: com exceção das promoções, comprar passagens sem antecedência gera o risco de se pagar muito caro pelos trechos ou de não haver mais disponibilidade no voo. O tempo indicado para comprar as passagens é com antecedência de 40 a 25 dias para voos nacionais e 60 a 30 dias antes para voos internacionais. Em alta temporada (férias escolares, datas festivas e feriados nacionais), considere o dobro desse prazo.
  • Pesquise o histórico de preços do trecho que pretende voar em sites de comparação de preços de passagens aéreas: assim você conhecerá o valor justo a ser pago pelas passagens para determinado destino;
  • Esses sites podem fechar parcerias com as empresas aéreas para oferecer descontos aos clientes, por isso a importância de pesquisar em pelo menos 4 sites diferentes.
  • Para quem tem flexibilidade de datas, cadastre-se em sites ou use aplicativos que emitem alertas quando um trajeto de seu interesse tiver alguma promoção;
  • Monitore a ocupação máxima dos voos: promoções relâmpago costumam acontecer para que a aeronave não decole com nenhum lugar sobrando. Essas promoções são encontradas em redes sociais da empresa aérea, site oficial ou sites parceiros.

Sobre a reserva da hospedagem, é importante que você se organize para realizá-la no mesmo dia da compra das passagens por motivos de disponibilidade:

  • A vaga que você gostaria de preencher pode não estar mais disponível amanhã, o que gerará transtornos se você já tiver comprado as passagens para determinado dia;
  • A oferta informada para a hospedagem também pode sofrer variação e atingir o seu planejamento financeiro.

Contrate um seguro viagem no planejamento da viagem

Contrate um seguro viagem no planejamento da viagem

Não conte com a sorte ao planejar viagens. Além disso, a contratação de um seguro viagem pode ser obrigatório para que você entre em muitos países.

Tenha em mente que caso você sofra um acidente, fique doente, tenha documentos e cartão de crédito furtados ou perdidos, precise voltar ao Brasil antes da data prevista, sofra extravio de bagagem e até perda de voo, o seguro viagem irá amparar você em território internacional.

Avalie as diversas coberturas oferecidas e contrate aquela que se enquadre melhor em suas necessidades e planejamento financeiro.

Faça as malas e separe os documentos necessários

Faça as malas e separe os documentos necessários

Preparar a malas é uma tarefa que varia a cada destino. 

O importante ao planejar viagens incríveis é não esquecer que além dos itens básicos como remédios, itens de higiene pessoal e roupas e sapatos confortáveis, de acordo com o clima, poderá haver necessidade de levar itens especiais conforme cada lugar.

Em suas pesquisas sobre locais para visitar, lembre-se de que os viajantes anteriores dão dicas sobre o que não pode faltar na mala em certos tipos de viagem. 

Anote tudo e avalie a necessidade de levar estes mesmos itens em sua viagem.

Sobre os documentos, dê atenção especial a estes pontos:

  • Necessidade de visto para a entrada em um país;
  • Validade do passaporte: dependendo do país, poderá ser exigido passaporte válido por mais de 90 dias ou mesmo por mais de 6 meses;
  • Vacinação em dia: alguns lugares exigem que você tenha tomado determinadas vacinas para que possa desembarcar e lá permanecer. Pode ser exigido também que a vacina seja tomada com alguma antecedência. Por fim, cumprida essa exigência, providencie seu certificado internacional de vacinação, documento válido para comprovar que o procedimento foi cumprido corretamente;
  • Documentos para viajar com crianças: para conhecer a lista de documentos necessários (e algumas dicas de viagem), acesse aqui.

Lembre-se também de:

  • Imprimir comprovantes de viagem (comprovantes de compra das passagens, reserva da hospedagem etc.);
  • Salvar cópia online dos documentos para o caso de perda;
  • Fazer uma lista de endereços e contatos importantes para não depender da tecnologia;
  • Agendar pagamentos de contas com vencimento durante o período da viagem;
  • Avisar seu banco e empresa de telefonia sobre a sua viagem, evitando o bloqueio de serviços.

Tenha atenção aos costumes de cada lugar

Tenha atenção aos costumes de cada lugar

Cada cidade, região ou país pode ter costumes muito diferentes dos brasileiros. Não desembarque sem se inteirar sobre o assunto. 

É importante que você pesquise se há alguma postura que seja considerada ofensiva, seja uma contravenção ou mesmo crime e evite ser penalizado, por exemplo, com o pagamento de multa.

Aqui vão alguns exemplos de regras ou costumes diferentes dos nossos:

  • Em Bergün, na Suíça, é proibido fotografar a paisagem e a multa é de 5 francos suíços;
  • No estado do Colorado (EUA), é proibido brincar com bolas de neve;
  • Em Londres e em Nova York é proibido ingerir bebidas alcoólicas na rua;
  • Encarar alguém nas ruas da Índia é o mesmo que humilhá-lo;
  • Acrescentar mais sal à sua alimentação no Egito é um ato ou pedido ofensivo;
  • Palitar os dentes na França também é considerado grosseiro;
  • Em Cingapura, é proibido importar e vender chicletes, bem como mascar chicletes na rua;
  • Na Indonésia, é considerado grosseria apontar algo com o dedo indicador, sendo correto usar o polegar;
  • Na Turquia, fazer o sinal de figa (colocar o polegar entre o indicador e o dedo médio) é um insulto;
  • No Camboja, o pessoal detesta gorjetas por se sentirem insultados quando alguém deseja pagar a mais que o valor cobrado pela refeição;
  • Na Albânia, na Macedônia e na Bulgária, balançar a cabeça como sinal de “sim” ou como sinal de “não” tem os significados invertidos: para baixo e para cima significa “não”, para os lados significa “sim”.

Por último, uma dica bem legal: a diferença entre os povos faz com que mergulhar na cultura local, diferente do óbvio, seja a melhor forma de viver uma experiência de viagem única. Acredite na gente.

Prepare-se para imprevistos com o voo

Prepare-se para imprevistos com o voo

Cancelamento de voo, atraso de voo, overbooking, perda de voo por culpa da empresa, alteração de voo, embarque negado, problemas na reserva de passagens… 

São inúmeros os problemas com voo enfrentados pelos passageiros no mundo inteiro.

Por isso, é essencial que você conheça os seus direitos, seja para evitar que o problema com voo cause maiores transtornos, os exigindo assim que tiver conhecimento do problema, ou seja para reclamar formalmente e exigir o pagamento de sua indenização por direito.

Em casos de voo cancelado ou voo atrasado por mais de 4 horas, você tem direito ao reembolso ou reacomodação imediata em outro voo de qualquer empresa, por exemplo. 

Além disso, a partir de 1 hora de espera por soluções, todo passageiro tem direito ao acesso à comunicação (internet, telefonemas), alimentação e acomodação adequadas. Confira aqui todos esses seus direitos como viajante.

Além disso, atenção ao dano moral: você pretende realizar a viagem dos sonhos, planejada nos mínimos detalhes e aquele problema com voo frustrou os seus planos. 

Saiba que você deverá ser indenizado por isso. Veja aqui uma lista de compromissos pessoais e profissionais que podem ser perdidos (e de seus respectivos documentos para comprovação) e que geram direito à compensação.

Nessas situações, descubra como a Quick pode te ajudar:

Planejar viagem dos sonhos exige alguns cuidados, mas com esse guia, acreditamos que você conseguirá cumprir essa tarefa com muito mais tranquilidade.

Fazer as reservas com antecedência, bem como comprar a passagem e garantir os ingressos para as atrações ajuda a economizar um bom dinheiro durante o seu planejamento.

Mas se você quer economizar ainda mais, temos uma solução: o uso de milhas! 

Leia nosso artigo completo sobre milhas e entenda como funcionam e como conseguir acumular os pontos!

Postado em: setembro 6, 2018

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat