Os 3 maiores motivos para reclamar por voo cancelado ou atrasado

Não esconda da gente: você já deixou de reclamar por voo cancelado ou atrasado ou por um direito seu como consumidor que foi desrespeitado. E mais: por mais de uma vez, por pensar que reclamar daria muito trabalho ou por saber que foi prejudicado, mas sem conhecer qual seria exatamente o seu direito.

Pois saiba que há motivos bastante sérios e formas simples para transformar essa realidade. Não é nada justo que você arque sozinho com os prejuízos causados pelas empresas aéreas. Logo você, consumidor, parte vulnerável da relação de consumo.

Por isso, a QuickBrasil apresenta os 3 maiores motivos para você sempre reclamar por voo cancelado ou atrasado e ensina uma maneira bem simples e rápida para isso. Prometemos mudar o seu conceito sobre lutar pelos seus direitos.

A QuickBrasil é uma ferramenta de defesa do consumidor preparada para dar suporte ao passageiro que foi lesado por uma empresa aérea. Se você já passou por situações semelhantes às relatadas e deseja fazer valer seus direitos, contate-nos em nossa página principal.

Você teve um voo atrasado ou cancelado? Você pode se qualificar para ser indenizado rapidamente e sem burocracia. Veja já!

 

Grandes ensinamentos: 3 motivos para reclamar por voo cancelado ou atrasado

1º motivo: receba a sua indenização

Nosso Código Civil bem diz: todo dano, material ou moral, deve ser indenizado. Por isso, não é justo que você contrate um serviço e no fim perca seu compromisso e passe horas naquele aeroporto, frustrado, com fome, cansado, esperando algum amparo e somente após 5, 10, 15 horas receba alguma satisfação e ainda assuma a responsabilidade por isso. 

O nosso ordenamento jurídico afirma que a situação de cancelamento de voo ou atraso por mais de 4 horas gera danos morais por si só. Ou seja, já está implícito que o consumidor sofreu com o desrespeito, desamparo, insegurança e até constrangimentos, a menos que a empresa aérea prove o contrário.

Sabendo disso e tendo passado por todo o transtorno, nunca deixe de reclamar por voo cancelado ou atrasado ou pelos demais problemas com voo. Você merece ser indenizado e precisa agir para que receba a devida compensação.

Confira aqui alguns dos seus direitos como viajante sobre: atrasos e cancelamentos, embarque negado, alteração de voo, problemas na reserva.

 

2º motivo: não permita que a empresa aérea fique impune

Quando permitimos que a empresa aérea fique impune pelo desrespeito ao consumidor, estamos colaborando para que ela continue a nos desrespeitar e a gerar prejuízos. Estamos assumindo que podemos arcar com estes danos e que não nos sentimos lesados.

Tenha em mente que aquelas passagens não reembolsadas ou aquela absurda tarifa de remarcação cobrada por um problema na reserva geram enriquecimento ilícito. As companhias aéreas acabam por lucrar com a nossa falta de ação e nós, consumidores, permitimos que tenham essa impunidade como estratégia de lucro.

Saiba que as condenações às empresas aéreas são medidas educativas: possuem a função de punir para que as companhias não voltem a repetir aquele desrespeito ao direito do viajante. E essa punição é justamente devolver ao consumidor o que lhe foi exigido ilicitamente, além dos reparos pelos danos morais.

A única forma de alcançar essa condenação de caráter duplo (que pune e que educa) é reclamando perante o Poder Judiciário. Daí a importância de encarar o processo judicial como uma medida efetiva na defesa de seus direitos e interesses.

Ah! Lembramos que se você teve algum problema com voo nos últimos 5 anos, ainda dá tempo de reclamar.

 

3º motivo: colabore para a melhorar o setor do transporte aéreo

Considere o grande número de cancelamentos e atrasos de voo. Pior: considere também as os embarques negados sem justificativa, problemas na reserva, overbooking, extravio de bagagem, alterações de voo entre os mais diversos problemas com voo.

Imagine como seria a realidade das empresas aéreas se todos os dias elas fossem condenadas em favor de um consumidor que decidiu reclamar por voo cancelado ou atrasado, que são os problemas que ocorrem com mais frequência.

Cada reclamação aberta contra a companhia, se bem fundamentada e comprovada, terminará em uma condenação. Este alto número de condenações não é nada interessante para a empresa aérea por diversos motivos, mas principalmente porque:

a) faz o conceito de sua qualidade cair, o que significa que menos viajantes irão escolhê-la na hora de viajar, e

b) gera um alto gasto (e até um prejuízo) com pagamento de condenações; afinal, que tal pagar R$1.000 a um passageiro por voo cancelado ou atrasado que gastou R$500 em passagens aéreas?

Assim, a única forma que a empresa aérea tem de crescer em sua atividade e em seus ganhos é melhorar o serviço prestado. Veja que ambos os lados ganham com essa melhoria: o consumidor recebe o respeito que merece e contrata um serviço sabendo que será bem atendido e que não sofrerá danos e a companhia aérea alcança seu objetivo no mercado de consumo, que é atender o viajante, prosperar e gerar lucros lícitos.

No fim das contas, reclamar por voo cancelado ou atrasado significa agir para que cada vez mais se reclame menos.

Não está sentindo falta de alguma informação?

Afinal:

Como reclamar por voo cancelado ou atrasado?

Com a QuickBrasil, o caminho é simples: apresente alguns poucos documentos, preencha os dados de seu voo para análise e, caso seu voo se qualifique, receba uma indenização em até 7 dias úteis.

Para que o viajante seja estimulado a reclamar por voo cancelado ou atrasado, a nossa proposta é justamente eliminar os riscos do processo, a demora e a burocracia. Por isso, oferecemos esse alívio financeiro imediato em tão pouco tempo em troca de uma reclamação pensada em um modelo bem simples.

Os documentos necessários são:

  1. Documentos pessoais: RG, CPF e comprovante de residência;
  2. Comprovante da compra das passagens ou cartão de embarque;
  3. Evidência do cancelamento de voo ou atraso, como nova passagem de embarque, imagem da tela no aeroporto, declaração da empresa aérea.

Caso a empresa aérea não tenha prestado as assistências materiais (fornecimento de meio de comunicação, alimentação e acomodação enquanto o consumidor aguarda por uma solução para o problema), é interessante que o viajante apresente também o comprovante destes gastos indevidos.

Além disso, para aumentar as nossas chances de sucesso ao reclamar contra empresas aéreas e conseguir fazer com que sejam punidas, caso você tenha sofrido perda de compromisso, pedimos para que apresente também os documentos que comprovem o ocorrido. Perda de reuniões de trabalho, prova de concurso, casamento, consulta médica, eventos de música etc., todo compromisso conta. Acesse aqui uma lista de exemplos e de seus respectivos documentos.

Reclame aqui com a QuickBrasil e pressione as empresas aéreas a prestarem um atendimento digno e um serviço de qualidade.

 

Caso deseje conferir os demais direitos do viajante, acesse a Resolução nº 400/2016, da ANAC.