Seguro viagem: o que é e por que fazer?

Seguro viagem: o que é e por que fazer?

Existem inúmeros seguros, e alguns deles, como o seguro de carro, costumam estar entre as prioridades da maioria dos usuários. Porém, existem outros tipos de seguro que não são tão valorizados, apesar da sua importância fundamental. Entre eles, podemos citar o seguro viagem, que é tão necessário quanto os outros, porém, não é muito conhecido.

A contratação de um seguro é fundamental na hora de se preparar para uma viagem. Seja ela nacional ou internacional, sozinho ou em família, à trabalho ou por lazer, imprevistos e problemas sempre podem acontecer. Por isso, se prevenir é essencial, e para isso, a indicação é nunca deixar de fazer um seguro viagem.

Descubra agora o que é um seguro viagem e por que é tão necessário contratar um em qualquer viagem que seja feita.

O que é o seguro viagem

O seguro viagem é um serviço que garante a proteção em caso de qualquer emergência que ocorra na cidade ou país em que o segurado estiver durante um período de viagem. Esse serviço consiste em uma assistência médico hospitalar, jurídica e demais funções que se referem a viagem, seja ela nacional ou internacional.

Um seguro viagem pode evitar uma grande dor de cabeça, além de levar a muitas economias. Ele é recomendado para todas as viagens, e, para alguns destinos, é inclusive obrigatório. Seu objetivo é prestar suporte ao viajante e ajudá-lo a sanar diversos problemas durante a sua jornada.

Existem diversos tipos de seguro viagem, por isso, na hora de contratar um, preste bastante atenção nos seus detalhes. O ideal é contratar um serviço que garanta a proteção dos objetos que carregamos, além da nossa própria segurança e saúde. Assim, em caso de ter a sua mala extraviada, você não perde tempo tentando resolver por conta própria.

A empresa de seguro fica responsável e vai te ajudar nessa questão e aliviar a tensão do seu passeio. Em caso de acidentes com o próprio segurado ou em caso de doenças, o seguro viagem também oferecerá a assistência necessária, cobrindo tudo o que for preciso na situação ocorrida.

Como o seguro viagem funciona

O seguro de viagem é válido durante todo o período de duração da viagem, e esse tempo é definido e registrado em acordo. Ele vai proteger o segurado contra qualquer eventualidade que esteja coberta no plano, e também as suas consequências.

A contratação do seguro de viagem é feita através de uma seguradora idônea. Ela precisa possuir autorização para funcionar concedida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Essa empresa é a responsável por regulamentar as companhias de seguro.

Existem situações que podem prejudicar o seu cronograma e estragar oportunidades únicas e ocasiões importantes. O seguro viagem é o suporte ideal nessas situações. Ele protege o contratante diante de incidentes dos mais corriqueiros aos mais graves. Além disso, oferece a assistência necessária para não prejudicar ou até interromper a viagem.

Existem destinos internacionais onde o seguro viagem não é opcional, é uma exigência. Se por acaso um viajante conseguir embarcar sem esse documento, ele não consegue nem mesmo sair do aeroporto. De lá mesmo ele terá que retornar, sem nem ao menos colocar os pés em solo estrangeiro.

Podemos comparar o seguro viagem a um seguro saúde temporário. Além disso, pode ser considerado uma garantia de indenização para várias situações e acidentes. Seu tempo pode variar de acordo com as necessidades do segurado e esse dado é especificado em contrato. Geralmente ele costuma ser contratado para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros não possuem validade.

Para contratá-lo é preciso separar informações como destino do passeio, data de embarque e retorno, quantidade de pessoas que irão viajar, e se o você está gestante ou não. Em seguida, é a hora de decidir o que estará disponível no seu pacote. Existem algumas opções no mercado, entre elas podemos citar:

  • Assistência Médica;
  • Assistência odontológica;
  • Seguro bagagem;
  • Seguro de vida.

De acordo com cada destino, o seguro viagem pode oferecer diferentes serviços, que precisam ser observados antes de contratar.

Para que serve o seguro viagem?

Para que serve o seguro viagem?

Nunca sabemos quando algo vai dar errado, por isso, é tão importante estar prevenido em qualquer situação. Muitas pessoas levam meses ou anos planejando a viagem dos sonhos, e quando ela ocorre, não devemos correr o risco de alguma coisa sair do controle. Em algumas situações podem ser oferecidas assistências ou indenizações para amenizar o efeito desses imprevistos.

Durante uma viagem, podem ocorrer situações onde, por exemplo, um viajante torça o pé em uma trilha e precise ser resgatado. Se o viajante não possuir um seguro viagem, serviços como medicamentos, internação, e até o resgate, sairão do seu bolso. Esse dinheiro poderia ter sido poupado se um seguro tivesse sido contratado, afinal, o valor investido é muito inferior ao que se gasta em uma emergência similar a essa.

Quais são os tipos de seguro viagem?

Existem diferentes tipos de seguro viagem e as suas regras variam de acordo com a seguradora. Mas, geralmente não existe diferenciação entre os planos individuais, de família ou empresariais. Eles costumam variar de acordo com as necessidades específicas de cada tipo de viajante.

Existem planos nacionais e internacionais, sendo que os nacionais costumam sempre ser mais baratos. Você também encontra outras modalidades como os planos para estudos, para esportes radicais, os marítimos, os corporativos, entre outros. A duração e a abrangência de cada um também pode variar de acordo com o caso.

Conheça agora os tipos mais comuns de seguro viagem.

Seguro viagem internacional

Esse tipo pode ser contratado em caso de viagens para alguns países que exigem apresentação de uma apólice de seguro. Entre eles estão as nações que fazem parte do Tratado de Schengen, sendo assim, indispensável a sua contratação. Mas ele também pode, e deve, ser utilizado em viagens para países que não possuem essa obrigatoriedade.

Seguro viagem nacional

Essa modalidade é utilizada dentro do território brasileiro. Ela pode cobrir gastos médicos e hospitalares, além de outras assistências, como extravio de bagagem, cancelamento de voos e outros serviços. Ele é recomendado, especialmente, para destinos que possuam esportes radicais e ecoturismo.

Seguro viagem gestante

Essa modalidade é indicada para viajantes que estejam grávidas. Nesses casos, o cuidado com a escolha do plano deve ser redobrado, e elas devem priorizar aqueles que possuam cobertura médico-hospitalar mais alta. Outros pontos que devem ser observados são: se o seguro se estende em casos de parto prematuro, se tem restrições de idade para a gestante, entre outros fatores.

Seguro viagem cruzeiro marítimo

Ainda que a viagem seja feita dentro do Brasil, todas as águas oceânicas são internacionais. Ou seja, ainda que o cruzeiro seja de Santos até Ilhabela, se ele passar por alto mar, você estará em águas internacionais. Sendo assim, é fundamental contratar esse seguro, já que os seus planos nacionais não abrangem esse tipo de situação.

Seguro viagem multi trip

Esse seguro garante a cobertura para diversas viagens com duração de até 30 dias, durante o período de um ano. Esse plano é indicado para aquelas pessoas que costumam viajar muito, pelo menos 3 vezes por ano. Contratar essa modalidade pode reduzir os gastos em até 60%, quando comparado com a contratação de planos convencionais.

Seguro viagem multidestinos

Essa modalidade é ideal para aqueles viajantes que planejam fazer um tour por diferentes países. Não importa a quantidade de dias que serão passados em cada um deles, mas se você planeja conhecer mais de um destino em uma só viagem, esse é o seguro ideal. Ele pode ser, por exemplo, a escolha de quem deseja fazer um mochilão.

Seguro viagem anual

Essa modalidade garante a cobertura médico-hospitalar, em um mesmo destino, em viagens com duração de até 365 dias consecutivos. Essa vigência de 1 ano é interessante para aqueles que desejam passar todo esse período em um único país estrangeiro. Ele pode ser a escolha, por exemplo, de quem quer fazer um curso ou trabalhar fora por um longo período.

Seguro viagem longa duração

Esse seguro pode ser contratado para viagens com um período acima de 61 dias e até 365 dias consecutivos. Essa modalidade permite a renovação do contrato por mais um ano, caso o viajante deseje. A sua indenização costuma ser maior que as demais, assim, o segurado pode utilizá-lo quantas vezes for necessário durante a estadia.

Seguro viagem intercâmbio

Esse seguro pode ser contratado, exclusivamente, por todas as pessoas que vão fazer intercâmbio fora do Brasil, seja ele de trabalho ou de estudo. Essa assistência assegura e cobre todos os custos com atendimento médico, hospitalar e odontológico.

Seguro viagem estudante

Por fim, temos o seguro viagem para estudantes. Essa modalidade pode ser utilizada por qualquer estudante, independente da idade. Ele pode ser utilizado para qualquer curso, seja ele high school, curso de idiomas de temporada, alguma graduação, pós-graduação ou especializações.

Quais são os benefícios do seguro viagem?

O seguro viagem garante assistência em questões de saúde ou acidentes. Mas além disso, eles também protegem contra incidentes que infelizmente são comuns em uma viagem internacional. É importante verificar exatamente o que o seu seguro oferece antes de contratar a apólice. Conheça agora os principais benefícios oferecidos por um seguro viagem.

  • Assistência médica e odontológica;
  • Assistência farmacêutica;
  • Cobertura para doenças pré-existentes;
  • Bagagem extraviada;
  • Cancelamento de viagem;
  • Atraso da companhia aérea;
  • Assistência jurídica;
  • Atendimento em português;
  • Interrupção ou cancelamento da viagem;
  • Assistência para gestantes e idosos;
  • Prática de alguns esportes durante a viagem.

Quando vale a pena fazer o seguro viagem?

Quando vale a pena fazer o seguro viagem?

Em alguns casos, o seguro viagem é obrigatório. Mas quando isso não ocorre, como saber quando vale a pena contratar esse serviço? O seguro viagem é recomendado para todas as viagens, mas, especialmente para aquelas com esportes radicais e lugares de difícil acesso. Além disso, é fundamental para quem não possui plano de saúde, ou a sua cobertura é apenas regional.

Todas as pessoas contratam um seguro viagem com a esperança de não precisar usá-lo. Porém, quando ocorre um momento de necessidade, é uma ajuda fundamental em meio a uma crise. Por isso, em todos os casos, vale muito a pena contratar esse serviço.

Quando se pensa em questões financeiras, o seguro é bem mais barato do que o valor pago em assistências médicas exteriores. Por exemplo, nos EUA, uma consulta médica pode custar cerca de US$200, e uma internação custa cerca de US$5.200. Uma apendicectomia pode chegar até US$37 mil. O seguro é muito mais vantajoso.

Para viagens nacionais, ainda que se tenha um plano de saúde habitual e os serviços do SUS, a contratação do seguro ainda é importante. Isso acontece porque quando se trata de saúde, uma segurança adicional nunca é demais. Além disso, um seguro viagem não se limita apenas à assistência médica.

Ele cobre, além das questões de saúde, eventuais necessidades como as descritas abaixo:

  • Localização de bagagem;
  • Pagamento de fiança;
  • Auxílio em caso de perda de documentos;
  • Regresso antecipado por urgência médica ou falecimento.

O seguro viagem ainda pode ser útil em outros imprevistos que podem prejudicar os seus dias de negócio ou descanso. Por exemplo, por mais que não seja natural pensar nessas possibilidades, ninguém está livre de passar por algum acidente, especialmente quando não se conhece os costumes e características da população e do trânsito de um lugar.

Mesmo o mais precavido dos motoristas pode passar por momentos de dificuldade. Um pedestre desatento pode cruzar o seu caminho, e além de atendimento médico, é necessário fazer um acionamento legal. Nesses momentos é fundamental contar com assistência 24 horas para ter o suporte necessário e minimizar os danos. Sendo assim, em todos os casos é importante e vale a pena contratar um seguro viagem.

O seu seguro viagem deve ser contratado antes da sua viagem começar, porque muitas seguradoras podem não aceitar fazê-lo para uma viagem que já está em andamento. Por isso, o planejamento deve iniciar algumas semanas antes, ou até meses antes. De toda forma, o prazo limite para fazer a contratação costuma ser 48 horas, de 24 horas ou até o momento do embarque.

Gostou do artigo? Aproveite e leia também Overbooking: Seus direitos e como conseguir indenização.

Postado em: abril 8, 2022

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Leia também:
Comentários: