Alerta ao viajante! Tipos de destino mais propícios a problemas de cancelamento e atraso de voo

Alerta ao viajante! Tipos de destino mais propícios a problemas de cancelamento e atraso de voo

Ao decidir viajar para um destino, há certos detalhes que poder ter algum peso na escolha do viajante, conforme suas preferências ou disponibilidade de datas. Para aprimorar o planejamento de viagem comumente feito pelos passageiros, é interessante que estes conheçam alguns motivos e fatores que podem indicar maiores chances de ocorrer um cancelamento ou atraso de voo. Por isso, nesta postagem, a QuickBrasil pretende destacar alguns tipos de destino que apresentam maior possibilidade de influenciar a pontualidade e desempenho dos voos realizados pelas empresas aéreas, ou dito de outra forma, quais são os tipos de destino mais propícios a problemas de cancelamento e atraso de voo.

Dessa maneira, um dos tipos de destino mais propícios ao cancelamento ou atraso de voo são os locais favoráveis ao mau tempo. As aeronaves podem encontrar dificuldades para pouso e decolagem. As condições climáticas desfavoráveis podem atingir os mais diversos lugares do mundo, mas especialmente aqueles que se situam em áreas mais que apresentam maiores possibilidades, a exemplo dos territórios mais frios (com chances de nevasca), mais próximos aos polos norte e sul. Assim, a simples questão da geografia pode influenciar diretamente na possibilidade de um voo sair ou chegar dentro do tempo estimado. Além disso, as estações do ano podem afetar diretamente o clima de alguns destinos.cancelamento ou atraso de voo

Neste sentido, um famoso exemplo dessa hipótese são as monções asiáticas. As monções são um fenômeno climático ligado às estações do ano e à mudança de direção dos ventos, que podem levar o ar úmido dos oceanos ao continente e causar fortes e constantes chuvas. Este fenômeno ocorre com bastante intensidade no sudeste asiático. Por isso, o viajante não deve estar atendo apenas às quatro estações do ano de uma maneira automática, mas, sim, deve pesquisar as peculiaridades do destino ao qual pretende viajar, para que não sofra prejuízos com um cancelamento ou atraso de voo.

Além disso, os grandes centros urbanos recebem diariamente um grande número de passageiros, seja embarcando ou desembarcando. Este volume de viajantes pode gerar alguns efeitos na pontualidade dos voos. Grande número de conexões e a espera pelo embarque de passageiros no novo voo, o excesso de tráfego aéreo, queda no sistema operacional entre outras situações são exemplos de alguns imprevistos que podem acontecer nos destinos de maior movimento de passageiros. A própria demora para realizar os procedimentos de embarque de todos os viajantes e fiscalização pode ser uma causa de atraso de voo.

Ainda, pelas mais diversas razões, e por mais que isso resulte em graves danos ao consumidor, os voos com destino de partida ou de chegada nos grandes centros urbanos podem sofrer alteração, seja em seu horário ou até mesmo em data ou aeroporto de saída. Outra possibilidade de alteração, dessa vez mais comum, é a mudança do portão de embarque a ser utilizado pela empresa aérea. Assim, em grandes centros urbanos, os viajantes devem ficar atentos ao desempenho e atuação das empresas aéreas, que deverão fornecer informações adequadas ao viajante e disponibilizar quantidade suficiente de funcionários para que atuem conforme a necessidade de atendimento.

Tratando-se também de grande volume de passageiros, outro tipo de destino propício a causar um cancelamento ou atraso de voo são aqueles locais que passam a ter maior tráfego aéreo e de viajantes em razão da alta temporada. Como exemplos mais conhecidos, pode-se mencionar as cidades litorâneas durante o verão, cidades que recebem grandes festivais ou eventos e, em escala internacional, a cidade de Orlando nos meses de férias, em virtude da Walt Disney World Resort. Além dos motivos já citados acima, as altas temporadas exigem maior fiscalização nos aeroportos, o que, em caso de não haver uma equipe devidamente preparada, pode contribuir como causa de atraso de voo.

Após conhecer as características do destino escolhido, avaliar as possibilidades de cancelamento ou atraso de voo e ficar atento à atuação da empresa aérea para que esta não lhe cause danos, é importante que o passageiro conheça o seu direito a ser aplicado caso o voo seja cancelado ou sofra atraso. Nem sempre o passageiro será capaz de impedir que algum dano lhe seja causado, por melhor que seja o seu planejamento. Por isso, caso a empresa aérea insista em tratar o passageiro de forma inadequada e desrespeitosa, a QuickBrasil destaca alguns dos direitos do passageiro que garantem a este o recebimento de indenização proporcional ao prejuízo sofrido.

Dessa forma, em caso de cancelamento ou atraso de voo superior a 4 horas, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro algumas opções previstas pela ANAC, quais sejam o reembolso do valor pago pelo serviço não utilizado, a reacomodação em novo voo, na primeira oportunidade ou em horário conveniente para o viajante, e a execução do serviço por outra modalidade de transporte. Além disso, em relação ao direito de informação adequada, qualquer alteração realizada pela empresa área deve ser avisada ao passageiro com 72 horas de antecedência, nunca em menor tempo, sob pena de causar dano ao passageiro. Por fim, quanto à prestação das assistências materiais (devidas a partir de uma hora de atraso de voo ou de cancelamento), conforme o tempo de espera, o viajante possui direito ao fornecimento das facilidades de comunicação, alimentação apropriada e acomodação adequada.

Por fim, resta dizer ao viajante que, apesar de alguns atrasos e cancelamentos de voo ocorrerem por motivos legítimos – para proteger a segurança do passageiro (como nos casos de mau tempo), o consumidor não deve ficar atento somente ao motivo de não embarcar, mas também ao tratamento oferecido pela empresa aérea nestas situações. É dever da companhia oferecer as mencionadas opções e assistências materiais ao viajante, bem como lhe informar devidamente sobre a situação de seu voo. Em caso de desrespeito a estes preceitos, em razão da responsabilidade objetiva aplicável ao fornecedor de serviços, caberá à empresa aérea indenizar o passageiro pelos prejuízos suportados.

Se você já passou por alguma situação semelhante à relatada, merece ser compensado. Contate-nos pelo link: Quickbrasil.org

Para mais informações sobre condições gerais do transporte aéreo, acesse: http://www.anac.gov.br/

Postado em: março 5, 2018

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Leia também:
Comentários: