17 dicas para viagem com amigos: como organizar?

17 dicas para viagem com amigos: como organizar?

Realizar uma viagem com amigos é incrível. Sem dúvidas, várias novas memórias surgem, e é possível criar e reforçar laços de amizade durante esses dias.

No entanto, o maior desafio de quem quer curtir com a galera é conseguir encontrar um destino, hospedagem e passeios que agradem a todos.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo que irá te guiar e ajudar a encontrar as melhores alternativas para que todos aproveitem muito durante o passeio.

Continue a leitura.

Como escolher o destino para viagem com amigos?

O primeiro grande desafio de uma viagem com amigos é escolher o destino. Afinal, como encontrar um local que seja capaz de agradar a todos os colegas que estão indo juntos?

Quanto maior for o grupo de amigos, mais difícil fica essa definição.

Alguns cuidados, no entanto, poderão ajudar e tornar essa decisão muito mais simples.

1. Considere a estação do ano

O primeiro ponto é considerar a estação do ano. Veja quais são os interesses do grupo e escolha um destino de acordo.

Se a maior parte do grupo quiser ter uma experiência em locais mais frios ou até mesmo com neve, o período e o destino da viagem devem ser pensados considerando esse momento do ano.

Se o objetivo, no entanto, for o verão, avalie os possíveis destinos. Uma dica: se a viagem for para o exterior, confira a estação do ano na região. Na Europa, por exemplo, o verão acontece no meio do ano, quando estamos vivendo o inverno no Brasil.

2. Confira as restrições de destino

Com a pandemia da COVID-19, muitos países possuem restrições em relação à entrada de turistas. Alguns estão realizando testes e quarentena após a chegada dos viajantes. Outros sequer permitem que outras pessoas entrem no país.

Por isso, se os planos forem uma viagem para o exterior, é importante conferir como estão as permissões e restrições dos destinos de interesse.

3. Opte por locais mais próximos

Uma das vantagens dos locais mais próximos da cidade que você reside é a possibilidade de viajar de carro. Considerando a pandemia, quanto menos exposição tivermos, mais seguros estaremos.

Por isso, uma viagem de carro pode ser a melhor opção, uma vez que ela dispensa a necessidade de dividirmos avião ou ônibus com outras pessoas.

4. Pense nas atividades

Se a turma for muito animada e gostar de realizar várias atividades turísticas, é importante levar esse detalhe em consideração. Alguns destinos podem oferecer diversos passeios e atividades variadas que podem ser interessantes.

5. Tenham prioridades

É importante definir as prioridades da viagem, principalmente se estivermos organizando uma viagem com um grande número de pessoas.

Por isso, antes de começar a organizar a viagem, definam:

  • a prioridade é praia ou campo?
  • inverno ou verão?
  • viagem nacional ou internacional?

Com essas prioridades pré-definidas, fica mais fácil encontrar possíveis opções de destino.

6. Entre em consenso

E, claro, é importante que todos estejam de acordo. Ao organizar uma viagem com um maior número de pessoas, a vontade da maioria precisa ser respeitada, para que dê tudo certo e não existam problemas.

Por isso, ao tomar uma decisão, certifique-se de que todos estão de acordo.

Como organizar os passeios?

Como organizar os passeios?

Para os passeios, a lógica é a mesma do destino: é importante entender quais são as prioridades do grupo e garantir que todos estão em consenso.

7. Tenha definido o objetivo da viagem

O primeiro passo é definir o objetivo da viagem. Existem grupos de amigos que gostam de fazer passeios turísticos, e aqueles que preferem ir pra praia e curtir o mar, sem muito compromisso.

Por isso, antes de definir quais são os passeios, converse com seus amigos e tenha em mente qual será o objetivo.

8. Conversem sobre as possibilidades

Antes de fechar os passeios, converse sobre as possibilidades que a cidade oferece. Deixe claro quais são as atividades disponíveis nas cidades e definam em conjunto.

9. Confira opções para grupos

Se sua turma for animada e quiser realizar passeios e atividades diversas, confira as opções para grupos. Se o grupo for grande, pode ser possível conseguir um desconto ou conseguir condições especiais.

Além disso, alguns locais possuem restrições para atividades em grupo, devido às medidas preventivas da COVID-19. Verifique as possibilidades dos passeios de interesse e veja se eles conseguirão atender às suas necessidades.

Como escolher as hospedagens?

Existem vários tipos de hospedagens disponíveis nas viagens. Tudo irá depender do estilo de viagem do grupo: um hostel, uma pousada ou um hotel? Que tipo de hospedagem vocês buscam?

10. Veja quais são as necessidades de cada um

Antes de definir o tipo de hospedagem, avalie quais são as necessidades do seu grupo. Existe algum casal com criança que precisa ter fácil acesso a um playground ou cozinha?

Vocês preferem um ambiente mais reservado ou estão dispostos a compartilhar mais espaços?

11. Hostel

O hostel é a melhor opção para os aventureiros que querem conhecer novas pessoas, compartilhar momentos e não se importam de dividir o quarto com desconhecidos.

Muitas vezes é a opção mais barata, e se escolhido com atenção pode ser uma experiência bem interessante.

12. Hotel

O hotel é um modelo de hospedagem um pouco mais reservado. Para grupos que querem ficar mais tranquilos e ter um espaço só seu, muitas vezes é a opção mais adequada.

13. Pousadas

As pousadas são um intermediário entre o hostel e o hotel. Ao mesmo tempo que existe a possibilidade de estar mais reservado, os espaços comuns são frequentados por todos os hóspedes, e muitas trocas legais acabam acontecendo nesses locais.

14. Airbnb

Essa modalidade de hospedagem permite que você alugue um apartamento ou casa inteira. Essa medida pode ser interessante para prevenir aglomerações e garantir a tranquilidade dos amigos, que saberão que estão em um ambiente isolado, apenas com aqueles que já estão convivendo.

Alugar um apartamento ou casa inteira também pode ser uma alternativa mais em conta para o grupo.

Como se preparar para os imprevistos?

Como se preparar para os imprevistos?

Infelizmente, por mais planejada que esteja a viagem, não conseguimos nos esquivar dos imprevistos. Para saber lidar com eles e não ter muito estresse, alguns detalhes podem ajudar.

15. Faça seguro viagem

O primeiro passo é fazer o seguro viagem. É comum que façamos o seguro apenas para viagens internacionais. No entanto, ele é recomendado inclusive para viagens dentro do próprio país.

Um detalhe importante a partir de agora é conferir se o seguro viagem contratado possui cobertura contra COVID-19. Mesmo em um cenário em que a vacinação está acontecendo ou já ocorreu, a OMS declara que levará um tempo até que todas as pessoas estejam devidamente imunizadas. Por isso a cobertura do seguro é fundamental.

16. Leve um cartão de crédito

Ter um cartão de crédito com limite para emergências é necessário. Mesmo que toda a viagem esteja paga, é importante poder contar com um respiro caso necessário.

17. Tenha uma reserva de emergência

Além do cartão de crédito, ter uma reserva de emergência para a viagem pode ser uma boa ideia. Isso porque, ao longo do passeio, é possível que novos gastos surjam. Se você quer ter tranquilidade financeira nos passeios, pode ser interessante levar um dinheiro extra para essas emergências e imprevistos.

Viajando em tempos de pandemia

Viajar durante a pandemia exigirá ainda mais cuidado de todos.

Para conseguir passear de forma segura, lembre-se:

  • o uso de máscara deve ser constante;
  • é necessário trocar a máscara de acordo com as medidas definidas pela OMS;
  • viagens nacionais e internacionais permitem que cada passageiro carregue consigo uma embalagem com álcool em gel / álcool 70% para higienização;
  • certifique-se de que o seu seguro viagem cobre a pandemia;
  • mantenha o distanciamento social.

Para organizar uma viagem com amigos, se atente aos detalhes, e não se esqueça de definir com todos o objetivo e o estilo do passeio. 

Caso a viagem ocorra durante o período de pandemia, mesmo após a vacinação, é fundamental manter os cuidados e medidas de segurança até que tudo esteja, de fato, sob controle.

Em caso de problemas com a viagem, como cancelamento ou atraso do voo, é preciso que você saiba quais são os seus direitos e como resolver a situação.

A Quick Brasil trabalha para mudar a forma com que os passageiros lesados em voos reivindicam seus direitos. Através da Quick, os passageiros abrem mão dos direitos creditórios e recebem uma indenização paga pela própria Quick. 

A empresa, por sua vez, passa a ter os direitos creditórios sobre os problemas aéreos enfrentados, e lidarão com toda a burocracia e desafios para conseguir resolver a situação.

Essa pode ser a alternativa mais interessante e prática para quem está passando por algum problema com possibilidade de indenização.

Enquanto você está decidindo o destino da viagem com amigos, que tal algumas possibilidades? Confira nossas dicas no artigo conheça 10 cidades para curtir o inverno no Brasil! 

Postado em: março 10, 2021

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Comentários:
WhatsApp chat