Viagem de lua de mel: 17 dicas para aproveitar ao máximo

Viagem de lua de mel: 17 dicas para aproveitar ao máximo

Organizar a viagem de lua de mel é um momento muito empolgante para o casal. O passeio, para celebrar a união, é uma prática comum e muito esperada pelos pombinhos!

No entanto, para organizar essa viagem é preciso que ambos tenham muito cuidado e atenção aos detalhes. Se for possível, é interessante preparar tudo com antecedência, para evitar imprevistos.

Para te ajudar nessa tarefa, criamos um conteúdo com 17 dias para você organizar a viagem de lua de mel e aproveitar ao máximo.

Continue a leitura.

Por onde começar?

Antes de definir o destino e escolher a hospedagem ideal, é importante começar por pontos simples: definir o valor máximo a ser gasto na viagem e a data.

1. Defina o valor

O primeiro passo para o casal é sentar e definir qual é o orçamento máximo da viagem. Esse valor irá nortear todas as escolhas a partir daqui.

Ao definir o orçamento, lembre-se que ele engloba todos os detalhes da viagem: trajeto, hospedagem, alimentação, passeios e possíveis compras no local.

2. Escolha a data

O segundo passo é escolher a data.

Considerando o fato de que ainda estamos vivendo um momento de pandemia causada pela COVID-19, a sugestão é evitar, se possível, datas comemorativas e temporadas onde, naturalmente, muitos turistas viajam.

Dessa forma, além de conseguir um passeio mais tranquilo e com menos pessoas, você possivelmente conseguirá um bom valor em passagens e hospedagens devido à baixa procura.

3. Evite viajar um dia após o casamento

Essa dica é fundamental! Muitos casais optam por viajar um dia após a celebração do casamento. 

No entanto, gostaríamos de sugerir que a viagem ocorra um pouco depois, visto que a celebração muitas vezes pode ser cansativa.

Dessa forma, o casal terá tempo para descansar, organizar a nova vida a dois e aí sim, se dedicar a aproveitar cada momento do passeio planejado.

Como escolher os destinos?

Como escolher os destinos?

Agora, começando a planejar os detalhes mais específicos da viagem, é hora de escolher os destinos.

O destino irá variar de acordo com alguns pontos específicos. Veja quais são eles.

4. Considere a estação do ano

Ao escolher o destino, é importante considerar a estação do ano para a data que você definiu.

Isso te ajudará a se preparar para os passeios e organizar a mala de acordo com cada estação.

Se o casal gosta mais de dias frios e quer realizar passeios nessa temporada, o ideal é aguardar o inverno.

Por outro lado, se a ideia é aproveitar uma praia maravilhosa no litoral brasileiro, por exemplo, o verão é a melhor opção.

Se a viagem planejada for para outro país, é importante se atentar para as estações do ano daquela região.

Na Europa, por exemplo, o verão acontece durante o inverno brasileiro. Por isso, sempre pesquise para se certificar de qual será a estação no seu destino.

5. Confira as restrições de cada local

Devido à pandemia da COVID-19, alguns países possuem restrições para turistas. Por isso, se a sua ideia de viagem for internacional, é preciso conferir se existem restrições no país de seu interesse.

Confira também como estão as cidades brasileiras. Algumas também têm restrições de entrada, viagem e passeios turísticos.

É importante que tudo isso seja avaliado para que você consiga, de fato, aproveitar a viagem e curtir bastante.

6. Defina o tipo de viagem que vocês desejam

Cada casal tem um estilo de viagem preferido.

Alguns são mais aventureiros e gostam de desbravar novos locais. Outros, por sua vez, gostam de aproveitar os momentos relaxando.

Tenha isso em consideração ao escolher o destino. Para o primeiro caso, é interessante escolher locais com histórias e passeios divertidos e desafiadores.

Para o segundo grupo, de casais mais tranquilos e caseiros, um resort all inclusive, por exemplo, pode ser a opção mais interessante.

Como organizar os passeios?

Como organizar os passeios?

Os passeios seguem a mesma lógica do destino: é preciso que o casal defina o objetivo da viagem e o que esperam desse momento.

Para os mais aventureiros e ousados, os passeios podem abranger diversas atividades diferentes.

Já para os mais caseiros e tranquilos, passeios mais tradicionais podem ser a melhor opção.

7. Faça o roteiro com antecedência

Ao definir o orçamento e o destino da viagem, é hora de preparar o roteiro.

A dica é definir o roteiro com antecedência, visto que algumas coisas precisam ser reservadas e/ou adquiridas com antecedência, como tickets para visitar museus e alguns pontos turísticos.

8. Dê preferência para passeios mais tranquilos

Devido à pandemia da COVID-19, muitas atividades em grupo estão suspensas para reduzir os casos e diminuir o contágio.

Por isso, se a sua viagem for ocorrer ainda nesse período, a dica é dar preferência para passeios mais tranquilos e vazios, garantindo assim a segurança de todos.

9. Coloque algumas atividades românticas no roteiro

Para curtir a viagem de lua de mel em grande estilo, é interessante colocar algumas atividades românticas no roteiro, se possível.

Passeios de barco à dois, picnics no parque, visitas a vinícolas da região e outros detalhes podem ser interessantes.

Defina quais passeios a dois, com um clima romântico vocês preferem, e certifique-se de colocá-los no roteiro.

Como escolher as hospedagens?

Como escolher as hospedagens?

Chegou a hora de escolher as hospedagens para a viagem de lua de mel. Existem várias possibilidades disponíveis, como hotéis, pousadas, aluguel de espaços inteiros como AirBnb, resorts e muito mais.

10. Opte por locais mais tranquilos

A primeira dica para escolha da hospedagem é optar por locais mais tranquilos.

Isso porque, como dito anteriormente, ainda estamos vivendo a pandemia e quanto mais tranquilo e vazio for o espaço, mais segura será sua viagem.

Algumas pousadas, hotéis e resorts estão com limite de hóspedes, para garantir que todos estejam em segurança.

Verifique esses detalhes antes de escolher a acomodação.

11. Avalie cada opção

Como dito anteriormente, existem diversos tipos de hospedagens disponíveis, e por isso é importante que você avalie cada uma delas e defina o que vocês preferem.

  • Hotel: os hotéis tradicionais podem ser uma alternativa. Como dito anteriormente, alguns estão com acomodações restritas para reduzir a quantidade de hóspedes e garantir a segurança;
  • Pousada: pousadas também são uma boa opção. Um clima mais tranquilo, por vezes até mais caseiro, com áreas comuns.
  • Resorts: para quem prefere ficar em um único local e aproveitar diversas opções de entretenimento e espaços para relaxar, os resorts podem ser uma alternativa.
  • Aluguel de apartamentos, estilo AirBnb: para evitar contato com outros hóspedes, alguns casais acabam optando por alugar um apartamento inteiro. A única desvantagem nesse momento é que as refeições precisarão ser planejadas e preparadas pelo casal. Se isso não for um problema, pode ser a opção mais segura para viagens durante a pandemia.

12. Não se esqueça de informar o motivo da viagem

Um detalhe importantíssimo e que faz toda a diferença: quando for realizar a sua reserva na hospedagem, deixe claro o motivo da viagem.

Muitos locais oferecem alguns brindes e experiências diferentes para casais em lua de mel, tornando a viagem ainda mais inesquecível.

Como se proteger da COVID-19?

Como se proteger da COVID-19?

Mesmo que a viagem esteja sendo planejada para um momento em que todos estão vacinados, é fundamental continuar com os cuidados de prevenção.

13. Se possível, faça a viagem fora de temporada

Como sugerido anteriormente, uma forma de reduzir as chances de contágio é realizar a viagem fora de temporada.

Em feriados ou nas férias previstas, é comum que os locais de hospedagem, praias e passeios estejam muito cheios.

Se possível, escolha um período mais tranquilo para conseguir aproveitar melhor, sem aglomerações e em segurança.

14. Leve seu KIT para se proteger

É importante sempre ter em mãos o seu KIT para se proteger. Leve máscaras extra, álcool em gel e mantenha o distanciamento social.

Durante os passeios, não se esqueça do uso da máscara.

Para viagens nacionais, é possível levar até 500ml de álcool por pessoa em aviões. No entanto, o produto precisa ser transportado em embalagens transparentes.

Para voos internacionais, o limite é de 100ml de álcool por pessoa, também transportado em embalagem transparente.

15. Evite aglomerações

Apesar dessa recomendação ser algo que estamos familiarizados, vale a pena reforçar: evite aglomerações durante a viagem.

Por isso, ao escolher passeios, opte por atividades com menos pessoas e em locais mais reservados.

Ao escolher a hospedagem, certifique-se de que há limitações na quantidade de hóspedes para evitar um grande trânsito de pessoas.

E, por fim, como indicado anteriormente, opte por viagens fora de temporada, para não conviver com uma grande quantidade de pessoas no mesmo espaço.

Como se preparar para os imprevistos?

Como se preparar para os imprevistos?

Mesmo tendo planejado a viagem com atenção e considerando todos os detalhes, algumas vezes imprevistos podem acontecer, e é preciso estar preparado para lidar com eles.

16. Faça seguro viagem

O seguro viagem é um investimento necessário tanto para viagens para o exterior quanto para passeios dentro do próprio país.

Muitas vezes, ao organizar viagens em solo nacional, muitas pessoas abrem mão do seguro.

Mas não se engane: ele é extremamente necessário e fundamental para evitar imprevistos e, possivelmente, garantir maior tranquilidade na hora de resolver problemas, caso eles apareçam.

Uma dica é conferir se o seu seguro viagem também cobre as despesas relacionadas à COVID-19, como testes ao chegar no destino e ao voltar para casa, por exemplo.

17. Tenha em mãos um cartão de crédito para imprevistos

Apesar de planejar a viagem com muito cuidado e antecedência, pode ser que alguns imprevistos aconteçam e seja necessário dispor de um valor específico para resolvê-los.

Por isso, é importante que você tenha um cartão de crédito em mãos, ou até mesmo uma reserva em dinheiro, destinada para esses possíveis imprevistos.

Essa medida irá te ajudar a manter a tranquilidade e não estourar o seu orçamento caso algo aconteça.

Organizar a viagem de lua de mel pode ser divertido, mas é preciso se atentar a todos os detalhes para que o passeio ocorra da melhor forma possível.

Com as dicas de hospedagem, passeios, destinos, cuidados e imprevistos que separamos, acreditamos que você conseguirá definir uma viagem incrível a dois.

Como dito anteriormente, infelizmente em alguns momentos imprevistos acontecem, e é preciso que você esteja preparado para lidar com cada um deles.

Para imprevistos com atraso e cancelamento de voo, por exemplo, sugerimos a leitura do artigo Conheça cada direito que você tem como passageiro em caso de atraso ou cancelamento de voo. Pode contar conosco para apoiá-lo no processo de reivindicação caso ocorra algum problema com seu voo de lua de mel. 

Boa viagem!

Postado em: março 17, 2021

Achou útil? Compartilhe com outras pessoas
Comentários:
WhatsApp chat